4 dicas para recrutar e selecionar talentos com eficiência

Recrutar talentos é um desafio para muitas empresas. Com a grande variedade de profissionais no mercado de trabalho, às vezes é difícil encontrar uma pessoa que se encaixe perfeitamente nas exigências da vaga, afinal.

Entender as diferenças entre os profissionais atuais e estabelecer um processo bem fundamentado pode resolver o problema, evitando altos índices de rotatividade. Mas também existem outras dicas que podem te ajudar a recrutar e selecionar talentos com mais eficiência. Vamos conferir quais são elas?

1. Conheça o perfil dos profissionais atuais

Hoje o mercado de trabalho conta com pessoas de três gerações distintas: X, Y e Z. Você sabe distingui-las? Quem são e o que se deve levar em consideração na hora de escolher o próximo funcionário? Veja:

Geração X

A geração X é composta por pessoas nascidas entre os anos 60 e 80 e tem como principais características o forte vínculo com hierarquias e a prioridade pela segurança. São comprometidos e lineares em suas decisões e atitudes.

Geração Y

A geração Y compreende os nascidos entre os anos 80 e início dos 90 e foram os primeiros a crescer cercados por novidades tecnológicas. Eles têm dificuldades em aceitar hierarquias e tarefas subalternas, facilidade em aprender, trabalhar com múltiplas tarefas e são muito ambiciosos. Dificilmente ficam muito tempo na mesma empresa, são imediatistas e questionadores.

Geração Z

Os membros da geração Z são pessoas nascidas entre os anos 90 e 2010. São habituados com a internet e estão sempre conectados, sem apego às fronteiras geográficas e têm dificuldades com relações interpessoais. Prezam a colaboração e objetivos comuns.

Quem priorizar ao recrutar talentos?

O ideal é mesclar as três gerações no quadro de funcionários, conseguindo, assim, aproveitar o melhor de cada perfil, permitindo que um ajude o outro a superar suas falhas.

Um profissional da geração X pode mostrar como ser mais equilibrado e constante nas tarefas, enquanto o da geração Y traz novas ideias e dinamismo ao ambiente de trabalho.

Procure identificar as características que você precisa e mescle os funcionários de acordo com essa necessidade.

2. Dê atenção ao anúncio de recrutamento

Para fazer um bom job description, procure, primeiro, entender exatamente o que a função exige. Leve em consideração as necessidades da função e a cultura organizacional, por exemplo.

Adapte a linguagem ao tipo de profissional que você procura: pode ser uma abordagem mais formal ou descontraída. O importante é colocar exatamente todas as características profissionais e pessoais do funcionário ideal para preencher o cargo.

3. Planeje o prazo e a divulgação da vaga

Depois que você já sabe o que procura, leve em consideração a urgência para o preenchimento da vaga e procure definir os prazos dos processos de captação de currículos e realização de entrevistas.

Esse detalhe é importante para que a seleção não se estenda por muito tempo e prejudique o fluxo de trabalho. Além disso, a divulgação da vaga deve ser feita em canais acessados pelo perfil de profissional que você busca.

d’hire é um marketplace especializado em executive search, por exemplo – uma excelente opção para publicação da vaga, onde você vai atrair profissionais especializados para a empresa.

recrutamento especializado headhunters

4. Prepare bem as perguntas da entrevista

A entrevista é a fase mais importante de um processo seletivo. É nessa etapa que você vai conhecer os candidatos melhor e perceber se eles atendem às exigências da vaga.

Para não errar, procure planejar a entrevista com perguntas estratégicas. Se possível, conte com a ajuda de um psicólogo ou profissional experiente em seleção de pessoas, apto a identificar se alguma informação está incoerente.

É nesse momento que algumas informações descritas no currículo podem ser checadas, com a aplicação de testes, por exemplo. Releia o currículo do candidato e confirme se as habilidades e experiências relatadas são verdadeiras.

Calendly é uma boa ferramenta para agendamento de entrevistas. Com ele, você pode enviar um link para os candidatos, que vão escolher a melhor data e hora para o encontro e esse horário é automaticamente bloqueado na sua agenda. Legal, né?

Com essas dicas, você terá muito mais facilidade para recrutar talentos para a empresa. Entre em contato conosco, conheça a nossa plataforma e saiba como ela pode ajudar ainda mais nesse processo!

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *