Desde muito cedo, idealizamos uma carreira. Fazemos projeções quanto à nossa futura função, ao estilo de vida que esperamos que ela nos proporcione e ao reconhecimento da sociedade. No entanto, quando chegamos à vida adulta, descobrimos que nem sempre o emprego dos sonhos vem ao nosso encontro.

Mas essa realidade pode mudar hoje! Selecionamos cinco dicas incríveis que vão garantir o seu acesso àquela vaga com a qual você sempre sonhou. Quer saber quais são elas e garantir o seu sucesso profissional? Então continue a leitura deste post!

1. Pesquise sua faixa salarial

Faça um levantamento prévio para ajustar as suas expectativas à realidade do mercado. Pesquise faixas salariais em sites ou publicações especializadas no mercado de trabalho.

Fique atento à qualificação: compare a remuneração que deseja e veja se ela é condizente com a função, sua formação, tempo de experiência e outros fatores relevantes para determinar o salário de um funcionário.

2. Entre em contato com comunidades profissionais

Essa atitude, que também é chamada de “fazer network”, é um excelente meio de chegar ao lugar em que deseja. À medida que você participa de comunidades profissionais, suas chances de conhecer pessoas que trabalham em empresas que são o seu alvo aumentam.

Além disso, nessas comunidades você tem a oportunidade de trocar informações, aprender com os outros, dar dicas e, dessa forma, se tornar um profissional admirado tanto pelos seus conhecimentos quanto pelo empenho em aprender mais e evoluir.

Assim, quando surgir aquela oportunidade de ouro na empresa dos seus sonhos, você pode ser um dos indicados para concorrer à vaga. E os seus colegas que já chegaram lá ainda podem ajudar com dicas e contribuir para a concretização do seu objetivo.

3. Jamais minta sobre o seu currículo

Acredite: tudo o que você já fez na vida tem algum valor e pode ser útil para despertar o interesse da empresa. Pode ter sido um projeto voluntário, cursos, competências desenvolvidas, entre outros.

Nesse caso, vale a pena mencionar essas características ou realizações, desde que sejam relevantes para a vaga que pretende disputar. No entanto, sabe o que nunca pode acontecer? Inventar ou exagerar nas suas experiências, conhecimentos e competências, criando um currículo com informações inverídicas.

Um candidato pode até não ser aprovado em um processo seletivo porque ainda não tem a experiência, conhecimento ou competências necessárias para a vaga. Mas nessa situação, as portas da empresa podem permanecer abertas para ele em oportunidades futuras.

Porém, quando um candidato mente sobre seu currículo e é pego em flagrante – porque o recrutador checou as referências ou a entrevista revelou que ele não sabia nada do que afirmou –, a situação fica séria. Mentira é um problema de caráter e pode definitivamente acabar com as chances de um profissional em uma empresa.

4. Acione sua rede de contatos

Hoje, com as redes sociais, é possível saber onde nossos contatos trabalham com muita facilidade. Portanto, acione essas pessoas. Podem ser antigos professores ou colegas de classe, parentes, amigos ou até amigos de amigos.

Estabeleça contato e, com os mais próximos, fale do seu desejo de mudar o rumo de sua carreira e partir para novas experiências e aprendizados. Não se esqueça de vender seu peixe e mostrar por que se considera qualificado para a posição.

5. Utilize plataformas colaborativas

Imagine um ambiente (virtual) que consegue unir empresas que buscam o profissional ideal, headhunters especializados e candidatos – ou seja, um grupo de pessoas que têm um forte interesse em comum: a contratação.

Essa é a descrição de uma plataforma colaborativa. No Brasil, a pioneira no segmento é a d’hire, que aposta na assessoria de headhunters altamente especializados para promover o encontro entre o candidato perfeito e a empresa com a qual ele se identifica.

Aliás, este é um ponto muito valorizado: a aderência cultural à organização contratante. Portanto, essa pode ser a sua oportunidade de conseguir o emprego dos sonhos e iniciar uma trajetória de sucesso profissional.

Gostou das nossas dicas? Está preparado para encontrar o emprego dos sonhos? Que tal começar descobrindo como ser encontrado por profissionais de recrutamento? Continue no nosso blog e confira!