5 dicas para reter talentos em sua startup

Uma startup não significa necessariamente toda pequena empresa que está iniciando: existem algumas características específicas para definir este conceito. De forma geral, é uma empresa de modelo inovador e negócios enxutos, mas que deve seguir crescendo cada vez mais sem perder este modelo.

Recrutar talentos para uma startup é um desafio para os empreendedores, pois nem sempre a empresa poderá oferecer salários compatíveis com os praticados por grandes empresas. E reter estes candidatos pode tornar-se uma vitória ainda maior e mais importante. É preciso criar um ambiente propício e com muita criatividade a fim de fazer os candidatos abraçarem o seu negócio.

Você tem dúvidas ou dificuldades para reter talentos em sua startup? Veja 5 dicas para ganhar pontos com seu capital humano:

1. Treine seus novos talentos

Nem sempre a pessoa perfeita para um cargo vai aparecer pronta à sua frente. Vale dizer que alguns candidatos promissores podem aprender bastante através da capacitação e formar-se como novos e relevantes profissionais para determinada área.

Se o ambiente de sua startup for de constante aprendizado, é possível ter colaboradores muito mais qualificados e que se sentirão adequados para o cargo para os quais foram contratados, como parte daquela casa. Serão, assim, os talentos ideais que você estava buscando.

2. Priorize quem tem projetos pessoais

Um projeto pessoal vai significar criatividade e vontade de inovar. Ainda que certos projetos pessoais não tenham a ver com o seu negócio, os colaboradores que apresentem tal estímulo bolarão soluções, mantendo-se mais ativos.

Contudo, às vezes esses projetos podem trazer algo de positivo para sua empresa. Procure se inteirar mais sobre eles. Além disso, atente-se para aqueles candidatos criativos. Caso eles se esforcem em destacar-se para fazer parte do seu negócio, possivelmente trarão maneiras originais e fecundas de fazê-lo crescer.

3. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia aplicada influencia positivamente e impulsiona seguramente os novos negócios. Na hora de reter talentos em sua startup, vale a pena empregar soluções tecnológicas na sua rotina de trabalho, até mesmo desde a contratação.

Um marketplace de recrutamento, por exemplo, permite que os melhores candidatos sejam selecionados para uma determinada vaga. A partir da contratação adequada, ficará mais fácil manter os talentos dentro da sua startup. E com tal tecnologia, esse processo fica mais rápido e eficiente, além de mais preciso e seguro.

4. Fortaleça a cultura da startup para reter talentos

A empresa precisa investir tempo e recursos para construir uma cultura interna positiva. Ela precisa mostrar-se atraente para os novos talentos e proporcionar um ambiente diferente para seus profissionais.

Para isso, pode se inspirar em nomes grandes, como o Google e o Facebook. Estabeleça seus valores, missão, características e diferenciais internos de convívio, e instigue a absorção desses aspectos e os modos de ser entre seus colaboradores.

5. Construa sua marca empreendedora

Sua marca vai importar quando o profissional for decidir se vai trabalhar na sua startup ou em outra empresa. E por que é importante trabalhar na sua empresa? Mostre-se como uma marca empregadora e arrojada, construa uma história sobre sua cultura e seus valores, seus propósitos e desafios diante do mundo.

É importante, no entanto, usar da honestidade: não vá além da realidade, seja claro e preciso. Para demonstrar isto, pode-se construir uma página web, um blog ou postagens em redes sociais — coisas que contém a experiência de trabalho com sua empresa.

Não existe uma fórmula mágica, nem molde específico para reter talentos em sua startup. Mas tente fugir dos padrões: inovar deve ser seu principal intento no negócio e também no trato com o seu capital humano. Essas dicas podem te ajudar a minimizar os deslizes cometidos ao buscar as melhores contratações, evitando o atraso na evolução da empresa.

Falando em contratações, confira o nosso artigo com 5 dicas para acelerar o processo seletivo em sua empresa.

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *