5 motivos para Headhunters contratarem a geração Y

Uma faixa etária de pessoas que têm em comum a influência da consolidação da internet e suas consequências. Trata-se da geração Y, também chamada de millenials. Formada pelos nascidos entre o início da década de 80 até meados de 90, a geração Y atesta o impacto na forma de se comunicar e enxergar o mundo originado pela globalização.

Diferente de seus pais, integrantes da geração X, as pessoas da geração Y nasceram e cresceram em um mundo em que a rede global já abria novos horizontes. Essas pessoas se desenvolveram em um mundo mais conectado, com possibilidades impensáveis nas décadas anteriores.

Em função disso, os integrantes da geração Y têm uma perspectiva diferente da das gerações anteriores. Consequentemente, compartilham características profissionais próprias de sua faixa de idade. Saiba mais agora!

Características da geração Y

Dentre as qualidades apresentadas pela geração Y, podem-se destacar a ambição e capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Esses jovens profissionais têm menos medo de errar, enxergam oportunidades advindas de novos modelos de comunicação e mercado e são determinados. A popularização e o sucesso de várias startups é um exemplo dos efeitos gerados por essa característica.

A maneira de organizar seu tempo para a realização de tarefas é normalmente descentralizada. Dessa forma, são propensos a ter competência em administrar e lidar com vários projetos simultaneamente.

Como esperado da geração que cresceu com a internet, pessoas dessa faixa etária preferem formas de comunicação mais rápidas, especialmente escritas, como e-mail e programas de troca de mensagem instantânea.

Desafios para as empresas

Disputados no mercado de trabalho por trazerem inúmeros benefícios para o ambiente empresarial, os colaboradores da geração Y têm prioridades profissionais e necessidades que demandam adaptações de empresas mais tradicionais.

Apesar de contestada por muitos, a fama desses profissionais também é de serem voláteis no mercado, ou seja, difíceis de reter. Isso acontece porque a geração Y costuma valorizar mais a liberdade e o espaço para desenvolvimento pessoal do que recompensações comuns, como altos salários e benefícios.

Entrevista por competências dhire headhunter

De acordo com um levantamento realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), os profissionais da geração Y buscam jornadas flexíveis e plano de carreira. Segundo a pesquisa, para se adequar a esse contexto, mais de 40% das organizações oferecem flexibilidade no horário de trabalho e 34,5% implantam planos de carreira voltados para esses profissionais.

Razões para investir na geração Y

Mas, afinal, que tipos de benefícios específicos podem ser conquistados ao contratar profissionais da geração Y? Separamos neste artigo cinco motivos para investir na captação dessa geração. Vamos a eles!

1. Capacidade de inovação

Um dos traços mais marcantes dos chamados millenials é a capacidade de questionar o status quo. Esses profissionais estão sempre buscando maneiras mais eficientes de realizar as coisas. Assim, é comum para alguém da geração Y trazer um olhar diferente para procedimentos ou ideias já consolidadas — e muitas vezes defasadas.

É fundamental para uma empresa estimular novas ideias, para não perder relevância em meio à competitividade do mercado. Dessa forma, é essencial que existam colaboradores pensando “fora da caixa”, com espaço na empresa para levarem suas ideias adiante.

2. Vontade de fazer a diferença

Como dito neste artigo, os profissionais da geração Y estão normalmente mais interessados em trabalhar pelo que acreditam do que meramente por uma recompensação financeira.

Isso significa que trata-se de colaboradores determinados a verem resultados do seu trabalho. Se estimulada da maneira adequada, a geração do milênio revela-se extremamente motivada a conquistar metas que considera importantes.

3. Vasto conhecimento

A internet consegue viabilizar o acesso imediato a uma quantidade imensa de informação. A geração Y sabe exatamente como explorar esse potencial, por isso os profissionais nascidos nesse período costumam ser muito hábeis em encontrar soluções rápidas e eficientes para problemas.

Além disso, por sua facilidade em encontrar e assimilar informações de seu interesse, os millenials costumam saber um pouco sobre diversos assuntos. Obviamente, essa vantagem está condicionada à motivação do colaborador em buscar conhecer mais, daí a importância de estimular essa característica.

4. Tendência à colaboratividade

Uma das influências da internet é a horizontalização dos processos comunicativos. É comum o conceito de comunidade na rede, em que várias pessoas contribuem para a construção de um conhecimento trocando informações.

Logo, essa geração está acostumada ao método colaborativo e à realização de projetos em conjunto. Contar com profissionais com esse perfil é essencial para a sobrevivência de empresas, uma vez que o trabalho em grupo e a coesão das equipes são determinantes para o desempenho de uma organização.

5. Busca por propósito no trabalho

A geração Y é caracterizada por valorizar o resultado de seu trabalho, considerando a importância do que é alcançado. Esses jovens profissionais encaram suas carreiras como parte integrante de suas identidades e objetivos pessoais.

Por isso, a geração do milênio está profundamente interessada em empresas que compartilhem seus valores e princípios. Organizações que priorizem a qualidade de vida de seus colaboradores e se empenhem em desenvolver projetos sustentáveis estão mais aptas a receber esses profissionais.

Na verdade, essa peculiaridade pode tornar a negociação de contratação mais flexível e acessível, já que esses profissionais buscam acordos que consideram benefícios ligados à qualidade de vida mais do que à gratificação financeira.

Para muitos empresários e especialistas em mercado, as pessoas da geração Y podem cumprir um papel crucial na empresa. Considera-se que esses profissionais garantem um ambiente de trabalho saudável, estimulante e colaborativo.

Além disso, podem ser uma excelente influência para os outros colaboradores, já que acreditam no que fazem e, assim, motivam seus colegas a alcançar os objetivos estabelecidos e a cumprir metas de maneira eficaz.

A geração Y é ambiciosa, determinada e engajada. São profissionais que devem ser estimulados com desafios concretos e autonomia para resolver problemas. Dessa maneira, os millenials podem definir o sucesso de uma empresa enquanto buscam realizar suas metas e impulsionam o crescimento da instituição.

Uma geração pode ser compreendida como um conjunto de pessoas que nasceram em um determinado período e compartilham os efeitos de acontecimentos sociais significativos, como a consolidação da internet e da globalização.

A geração Y protagoniza as novas maneiras de se comunicar e tratar informações. Assim, representa o presente e indica o futuro das formas de trabalho e do mercado empresarial.

Gostou do artigo? Elucidou de que maneiras a contratação da geração Y pode ser benéfica? Confira este artigo sobre como atrair os millenials para sua empresa!

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