5 pilares para aplicar uma gestão de pessoas eficiente

O trabalho da gestão de pessoas tem sido cada vez mais valorizado nas organizações por causa da importância dos recursos humanos na obtenção do diferencial competitivo e da dificuldade de encontrar e reter funcionários capacitados.

Para conseguir potencializar o desempenho dos colaboradores, a gestão de pessoas se apoia em seus 5 pilares e utiliza de diversas ferramentas para alcançar os bons resultados.

Vamos te explicar quais são esses pilares da gestão de pessoas e dar alguns exemplos de como agir em cada um deles. Confira!

1° Pilar: Motivação

Para conseguir desenvolver os demais pilares, o gestor precisa obter êxito nas ações de motivação. Isso porque funcionários motivados são mais comprometidos com suas funções e mais receptivos a mudanças.

Um colaborador desmotivado é bem menos produtivo e está sempre aberto a propostas de outras empresas — ou seja, a organização não pode contar com esse profissional.
Como agir

Dê feedbacks periódicos: os feedbacks são a base para corrigir procedimentos, reconhecer o bom desempenho e orientar o funcionário para o crescimento contínuo. Quando é realizado periodicamente, essa prática garante o acompanhamento da evolução dos funcionários, que trabalham mais motivados quando têm um objetivo de crescimento e são orientados por seus gestores.

2° Pilar: Processo de comunicação

Para que os comandos funcionem corretamente, o gestor precisa adaptar sua maneira de falar com cada perfil de funcionário. Os líderes devem quebrar as barreiras da hierarquia e estar disponíveis para o diálogo com o colaborador. Dessa maneira, conseguirá identificar as dificuldades de cada um e desenvolver ações para melhorar o desempenho da equipe como um todo.

As ferramentas de comunicação interna também são fundamentais para a integração do time e melhoria dos resultados.
Como agir

Adote um veículo de comunicação: dentre as opções de ferramentas e softwares existentes na atualidade, escolha aquele que melhor vai atender ao perfil e às necessidades de sua equipe. Divulgue os resultados da empresa, oportunidades de crescimento, programação de treinamento e demais informações que integrem os colaboradores à realidade da empresa.

3° Pilar: Trabalho em equipe

O trabalho em equipe permite que o ambiente fique mais agradável e menos desgastante. A interação com os colegas permite um relacionamento melhor e um clima organizacional favorável ao conhecimento e desenvolvimento.
Como agir

Crie momentos de diversão: os momentos de descontração podem surgir durante um happy hour, confraternização de fim de mês envolvendo os aniversariantes, gincanas, dinâmicas de grupos e demais atividades que não envolvam as demandas comuns. Essas ações desenvolvem no colaborador a sensação de pertencer a um grupo e ser querido pelos companheiros, fazendo com que ele valorize cada vez mais a empresa e o trabalho.

4° Pilar: Conhecimento e competência

O conhecimento e a competência formam a base para o sucesso na execução das atividades e no crescimento da organização. O gestor deve estar sempre atento ao desempenho dos colaboradores e realizar avaliações para mensurar a competência dos profissionais, incentivando a busca pelo conhecimento.
Como agir

Seja rigoroso no processo de seleção: para evitar altos investimentos da empresa em treinamentos para desenvolver as habilidades básicas, foque em um processo seletivo bem executado, identificando os candidatos que têm as competências necessárias e contrate os profissionais de acordo com a cultura da empresa.

5° Pilar: Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e o desenvolvimento permitem que a organização tenha sempre em sua equipe profissionais capacitados e atualizados sobre as tendências do mercado. A reciclagem e o investimento da organização em seus funcionários têm forte impacto sobre o aumento da produtividade e crescimento da corporação.
Como agir

Identifique oportunidades: para otimizar os resultados e oferecer uma qualificação mais significativa, identifique quais são as oportunidades encontradas no desempenho dos colaboradores e no resultado de um determinado setor. Os treinamentos devem ser realizados conforme a necessidade específica da organização em um determinado momento.

E então? Entendeu os segredos para aplicar uma gestão de pessoas eficiente? Deixe um comentário e conte para nós qual desses pilares você já conhecia e como é a atuação da gestão de pessoas em sua empresa!

Acesse: www.dhire.com.br

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *