5 segredos para reter talentos com mais facilidade

Muitas empresas encontram dificuldades no momento de contratar os melhores funcionários para integrar a equipe. Como se já não bastasse o obstáculo para obter bons profissionais, as organizações também sofrem com a rotatividade de colaboradores.

Essa rotatividade representa perdas significativas para o negócio e ainda reduz sua capacidade de crescimento. Por isso, torna-se tão importante criar ações eficazes de retenção.

Se a dificuldade de reter talentos também é uma realidade em sua empresa, não deixe de conferir os nossos segredos que vão facilitar seu trabalho de gestão!

1. Envolva os funcionários nas decisões

A participação dos colaboradores nas tomadas de decisão da empresa e na busca por inovação traz maior motivação para sua equipe e aumenta o sentimento de pertencimento, que são fatores que representam algumas das necessidades dos funcionários.

Quando a empresa possibilita ao colaborador atingir suas necessidades, as chances de realização e satisfação do profissional em relação à organização se potencializam, fazendo assim, que a rotatividade diminua.

2. Defina metas e objetivos

As metas e os objetivos contribuem para que o funcionário entenda sua importância para o bom funcionamento da empresa e para que ele trabalhe de forma direcionada. Esse norteamento e o desafio imposto ao colaborador fazem com que o trabalho se torne menos desgastante e permite-se a mensuração do esforço depositado.

Para ir além e aumentar a satisfação de sua equipe, você também pode premiar os bons resultados alcançados ou o funcionário destaque. Essa ação é interessante tanto para o profissional, que se beneficia do seu bom desempenho, quanto para a empresa, que se depara com melhores resultados.

3. Forneça um bom ambiente profissional

A jornada de trabalho, por si só, já é bem cansativa, não é mesmo? Quando o profissional se depara com um local que possui clima ruim e é desconfortável, a empresa certamente terá uma equipe desmotivada e que não produz o esperado. Por isso, não deixe de oferecer um bom ambiente para sua equipe.

Além de reter talentos, o ambiente profissional saudável contribui para o estímulo e maior produtividade da equipe.

4. Crie planos de carreira

A maior parte dos funcionários buscam nas empresas a possibilidade da ascensão na carreira, melhores salários e benefícios e realização profissional, sendo esses os requisitos mais buscados na escolha de um emprego.

A organização que se empenha em criar planos de carreira e trabalhar juntamente com os colaboradores para que estes atinjam seus objetivos, conta com funcionários engajados e com pretensões de crescimento dentro da própria empresa, diminuindo, assim, as chances de perder os talentos para a concorrência.

5. Ofereça benefícios atrativos

Muito se engana quem pensa que o salário é o único atrativo em uma empresa. Os profissionais hoje em dia não se satisfazem mais somente com o dinheiro que cai na conta no fim do mês. Seus interesses mudaram e, a empresa que não se adaptar, sofrerá com a rotatividade de funcionários insatisfeitos.

Existem muitos benefícios que não significam necessariamente dispêndio financeiro e que trazem resultados excelentes, como job rotation, home office, horários flexíveis, ginástica laboral, etc.

Além desses segredos valiosos contados acima, é fundamental que o gestor saiba valorizar e dar atenção a seus colaboradores para conseguir compreender melhor quais são as necessidades individuais e buscar atender os anseios da equipe. Ferramentas como o feedback, pesquisa de clima e avaliações de desempenho são ótimos aliados da gestão de pessoas.

Conhece alguma prática para reter talentos que não apareceu no artigo? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe com a gente a sua experiência!

Saiba como encontrar e contratar os melhores talentos para sua empresa: CLIQUE AQUI

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *