C-level: 3 dicas para encontrar o perfil ideal para sua empresa

Encontrar o funcionário ideal para uma vaga é fundamental para o sucesso de uma empresa. Em qualquer nível, uma contratação equivocada gera prejuízos à produtividade e despesas adicionais. No entanto, quando falamos nos cargos C-level, o impacto de um erro é ainda maior, podendo causar danos irreparáveis ao negócio.

E você, sabe o que fazer para encontrar o executivo ideal para a sua companhia? Hoje nós vamos abordar 3 dicas infalíveis para contratar um C-level sem erros e garantir o sucesso da empresa. Acompanhe!

C-level: o que é?

Essa nomenclatura designa os profissionais do alto escalão de uma companhia. C-Level ou C-Suite são expressões utilizadas no inglês para descrever os cargos de chefia máxima de uma área da organização.

Portanto, o CEO seria o Chief Executive Officer ou o verdadeiro “big boss” da organização. O CFO é o Chief Financial Officer, o CHRO é o Chief Human Resourses Officer, e assim por diante.

No Brasil, era mais comum chamarmos esses profissionais de diretores: diretor financeiro, de Marketing, de Recursos Humanos. Porém, a nomenclatura em inglês está se tornando cada vez mais comum por aqui.

C-level: o que esperar?

A contratação de um C-level tem um impacto muito grande em uma companhia. Se sua atuação for positiva, ele conduz a empresa rumo ao sucesso. Se ele não conseguir atingir esse resultado, a organização pode mergulhar no caos e prejuízo.

Como sua atuação é estratégica, e não operacional, é fundamental que ele tenha algumas qualidades essenciais:

  • habilidade excepcional de liderança;
  • conhecimento técnico a respeito do negócio;
  • conhecimento do mercado em que a empresa está inserida;
  • visão estratégica e sistêmica da organização;
  • afinidade com a cultura e valores da companhia;
  • capacidade analítica;
  • engajamento.

C-level: como contratar?

Encontrar um profissional com esse conjunto de competências e características pode ser um verdadeiro desafio. É preciso se assegurar de que os candidatos tenham mais do que um discurso agradável, mas que saibam produzir resultados reais.

Portanto, aí vão algumas dicas para contratar esses profissionais.

1. Defina objetivos para sua empresa

Antes de anunciar a vaga ou definir o perfil desejado, é importante se perguntar que objetivos você deseja que a empresa alcance. Afinal, nenhum líder será bom se você não souber onde a organização precisa chegar.

As empresas têm necessidades distintas em diversos momentos de sua trajetória. É essencial analisar as prioridades para a sua organização hoje para, então, traçar o perfil do C-level ideal para atender essas demandas específicas.

Assim, você sabe exatamente o que procurar em um candidato: a experiência, as competências e características. Isso o ajudará a estruturar sua entrevista para descobrir se ele realmente possui as qualidades de que sua empresa precisa.

2. Analise o perfil comportamental e a aderência cultural

Formação acadêmica, experiência em outras funções, conhecimento dos níveis operacional e tático são essenciais para chegar a um nível tão alto nas organizações.

No entanto, existe um aspecto que merece atenção especial: o perfil comportamental. Assegure-se de que o candidato não somente sabe o que é preciso. Analise se ele é, de fato, a pessoa que sua empresa necessita naquela função.

É extremamente importante que a seleção de um C-level encontre um candidato que, em primeiro lugar, compartilhe sua visão para a empresa. De nada adianta ele possuir uma grande habilidade se a utilizar para conduzir a organização para um rumo diferente do que você deseja.

3. Recorra a um headhunter

O papel aceita tudo e mesmo uma entrevista de emprego pode causar uma impressão positiva, mas equivocada. Por isso, é fundamental que os candidatos sejam minuciosamente examinados para garantir que eles possuem as competências e características essenciais para assumir o cargo.

headhunter é o parceiro ideal para esse momento. Sua missão é procurar o talento adequado para atender às necessidades daquela empresa. Ele conta com uma extensa experiência e domina técnicas para testar e conhecer os candidatos, além de um compromisso com o resultado da sua organização.

Entendeu quais são os profissionais C-level e quais são os cuidados essenciais ao contratá-lo? Quer conhecer uma excelente alternativa para contratar seus líderes de forma assertiva?

Então, não perca tempo! Baixe agora mesmo nosso e-book Tudo que você precisa saber sobre Marketplace de recrutamento especializado e revolucione suas contratações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *