Como atrair millenials para sua empresa

Jovens se interessam por tecnologia, flexibilidade, espaço para opinar e compensações além do salário

Os millennials são a geração-chave para trazer soluções inovadoras para as empresas. Essa é uma lição que as grandes estão aprendendo com as startups. “Os millennials são estimulados por fatores diferentes e têm objetivos diversos de quem veio antes. Se bem aproveitado esse potencial, são profissionais capazes de contribuir para a expansão e bom desempenho de qualquer negócio”, conta Rafael Meneses, cofundador do d’hire (www.dhire.com.br) – plataforma de recrutamento com uma proposta intimamente ligada a essa geração – ao lado de Guto Polycarpo. Eles destacam três formas para atrair millennials para a equipe:

1 – Flexibilize

A carreira já não tem mais a primazia no planejamento da vida como décadas atrás. Enquanto isso pode parecer sinal de desleixo para empregadores, na realidade, garante profissionais menos sujeitos a doenças psicológicas, como estresse e ansiedade. Para alcançar esse cenário, porém, é preciso desamarrar-se da lógica do trabalho das oito da manhã às seis da tarde. Horários alternativos e reduzidos, home office, a tarde da sexta-feira livre, entre outras, são todas iniciativas para criar um posto mais atraente para millennials. Essa geração valoriza mais o propósito dos negócios do que o lucro.

2 – Escute

No lugar de relações verticais, onde um chefe manda e uma equipe obedece, a nova geração que ingressa no mercado de trabalho anseia por empresas mais horizontais, onde todos falam e escutam. Esse perfil tem sido altamente valorizado por novas empresas, pois é do incômodo e questionamentos que saem as soluções criativas e que resolvem problemas reais. “Isso não significa desordem ou ninguém no comando”, diz Meneses, “mas gerentes capazes de ouvir vozes diferentes e fazerem-se respeitar por meio de diálogos, e não apenas na autoridade”, explica o cofundador do d’hire.

3 – Ofereça mais que um salário

E isso não significa benefícios. Na mesma toada em que a carreira perde importância na vida pessoal, o emprego ganha significados para além da fonte de renda. Ele é mais que uma obrigação: é uma maneira de realizar algo em que se acredita. Criar o contexto para que seja possível realizar esse ”algo” – que pode ser desde um projeto pessoal até contribuir para uma causa coletiva – é mais um atrativo para os talentos dessa geração. Mas vale lembrar: a motivação extra não significa que irão trabalhar de graça.

Saiba onde procurar

Antes de fazer com que talentos dessa geração entrem para a empresa, contudo, é preciso encontrá-los. A internet é o meio ideal, mas já há plataformas que tornam o processo mais certeiro. Inspirada na economia colaborativa, a d’hire faz a ponte entre empresas, candidatos e headhunters para encontrar, no menor tempo e com precisão, o perfil procurado. “Empregamos cinco recrutadores para cada vaga para garantir que seja contratado o candidato com as características ideais e mais propício a se adequar ao ambiente de trabalho”, conta Polycarpo.

Sobre o d’hire

Primeiro marketplace de recrutamento do Brasil. Conecta quem busca o profissional ideal com uma rede de headhunters especializados, os talent specialists, que selecionam os melhores candidatos para cada vaga, com precisão e no menor tempo. O processo de seleção é totalmente online e o contratante só paga se efetivar o profissional, além de ter garantia de 90 dias. www.dhire.com.br.

 

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

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