Selecionar bons profissionais para a empresa é um dos principais desafios para o setor de Recursos Humanos e Gestores. No entanto, é fundamental que o processo seletivo seja conduzido adequadamente e com eficiência.

Um processo de seleção bem planejado e executado facilita a missão de escolher o melhor profissional para ocupar a vaga em questão. Quando mal conduzido, ele pode resultar na contratação de um profissional que não se adéqua às exigências do cargo ou às características da empresa. Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que o planejamento seja feito cuidadosamente.

Quer saber como conduzir um processo seletivo com mais eficiência? Confira neste post!

Defina o perfil do candidato

Um dos primeiros passos é definir qual é o perfil ideal para ocupar a vaga. Para isso, é importante identificar habilidades, conhecimentos e responsabilidades exigidos para esse cargo. Além disso, vale considerar também as características do gestor da área e os valores da organização antes de definir o perfil ideal.

Planeje a divulgação da vaga

Planejar a divulgação da vaga é uma parte fundamental do processo. É necessário apresentar aos candidatos os requisitos para o cargo, as competências, a qualificação necessária e as responsabilidades daquela função. A descrição desses itens permitirá atrair os candidatos que atendem às especificações da vaga e que têm interesse em exercer as atividades definidas.

Planeje as etapas do processo

Uma parte importante do planejamento é definir as etapas do processo seletivo. Escolha quais parâmetros serão avaliados, estabeleça quais fases serão classificatórias ou eliminatórias e determine os critérios de aprovação em cada uma delas.

Lembre-se de dar constantes feedbacks aos candidatos que estão participando do processo seletivo, pois eles podem estar participando de outros processos e bons profissionais são muito concorridos. Vale ressaltar que 72% dos candidatos perdem o interesse no processo quando ficam sem uma resposta por 4 dias ou mais. 

Utilize uma plataforma de recrutamento

Contar com o auxílio de uma plataforma de recrutamento pode aumentar — e muito! — a eficiência da seleção. Por meio dela, você publica as vagas disponíveis, recebe candidatos rapidamente e os recrutadores podem avaliar o perfil técnico, comportamental e cultural deles. Com isso, em um período curto de tempo, é possível concluir o processo, escolhendo o melhor candidato para ocupar a vaga!

Utilizando a plataforma, é possível agrupar todos os dados em um só lugar, o que torna mais fácil obter informações sobre o processo. Além disso, a ferramenta reúne os candidatos mais qualificados, o que torna o processo de escolha mais assertivo.

Realize entrevistas individuais

A entrevista é muito importante para conhecer melhor o candidato e confirmar as informações já obtidas sobre ele. Portanto, o ideal é planejar a entrevista com antecedência, elaborando as perguntas que serão feitas. Lembre-se de deixar o candidato à vontade para falar. Assim, você poderá validar ou obter novas informações sobre ele.

Com essas dicas, será possível fazer um processo seletivo com mais agilidade, eficiência e que resulte na contratação do profissional mais adequado para sua empresa. Gostou deste post? Deixe nos comentários suas dúvidas e opiniões sobre o assunto!

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