Como a cultura organizacional impacta no processo de recrutamento?

Quer uma empresa tenha consciência ou não, seus funcionários seguem uma espécie de código. São normas explícitas ou implícitas que modelam o comportamento das pessoas naquele ambiente e comunicam a essência da companhia. Essa cultura organizacional tem um grande impacto em todos os setores e atividades, inclusive no processo de recrutamento e seleção.

Mas você sabe como isso acontece? Entende por que é tão importante que a organização defina claramente sua cultura e como essa atitude vai beneficiá-la em diversos aspectos?

Pois hoje nós vamos falar sobre isso e também queremos mostrar qual é a influência da cultura organizacionalno processo de recrutamento. Acompanhe!

Importância da cultura organizacional

Vamos à definição: cultura organizacional é o conjunto de valores que pautam a atuação de uma empresa e seus colaboradores. Ela é expressa por meio de normas, regras e direcionamentos que mostram quem ela é diante do mercado e seus stakeholders.

Pode-se dizer que a cultura organizacional é o que move a empresa. Ela impulsiona o desenvolvimento e leva à criação de políticas internas e externas. Por isso, é fundamental que ela seja clara e conhecida por todos os seus colaboradores.

No final das contas, esses valores vão nortear — e impactar — a atuação dos diversos departamentos. Ela diz como o cliente deve ser atendido, os critérios para alocação de postos de trabalho, como a empresa lida com a valorização e desenvolvimento do capital humano, seu conceito de responsabilidade social e ambiental, entre outros fatores.

Impactos da cultura organizacional no processo de recrutamento

E se esses valores impactam todos os setores e atividades, não seria diferente com o processo de recrutamento. Veja de que formas a transparência quanto à cultura organizacional facilita uma boa contratação:

Cria um bom clima organizacional

Quando todos os funcionários conhecem os princípios de uma organização, eles sabem exatamente o que esperar e quais são os comportamentos aceitos ou não dentro daquele ambiente.

Isso evita o surgimento de conflitos interpessoais e estabelece critérios previsíveis para solucioná-los. Além disso, os colaboradores criam expectativas realistas quanto a planos de carreira, oportunidades, política de benefícios e valorização dos funcionários.

Quando o trabalhador encontra um ambiente com regras claras e que são, de fato, cumpridas, ele se sente seguro e estimulado. Isso favorece o bom clima organizacional, que impacta positivamente na produtividade e qualidade de vida do colaborador.

Atrai os melhores profissionais do mercado

A imagem que a comunidade cria a respeito de uma empresa está diretamente relacionada à cultura que ela adota. Seus valores são admirados (ou rechaçados) pelo público interno e externo.

Portanto, se esses valores forem positivos — o que geralmente acontece quando a cultura é explícita — eles exercem um efeito poderoso para o branding da organização. Como resultado ela será respeitada não só pelos consumidores, mas por profissionais também.

Essa admiração, somada aos comentários sobre o bom clima organizacional, torna a construção de uma carreira nesta empresa o objetivo de muitos talentos do mercado. Eles aguardam uma oportunidade e se candidatam em seus processos seletivos, facilitando a captação de talentos.

É assim que o jogo muda: a empresa deixa de buscar bons profissionais no mercado e passa a escolher entre os melhores candidatos. Chegar a esse nível é essencial para acumular um capital intelectual valioso.

Contribui para a definição clara de perfis

Aqui no blog, nós já falamos outras vezes sobre como o perfil comportamental é importante para uma contratação efetiva, pois a cultura organizacional contribui também para que a empresa defina o que procura em um candidato.

Por saber onde quer chegar e quais são as ações aceitas ou não nessa jornada, ela pode desenhar um perfil mais coerente com seus valores. Eles vão pautar a criação de uma persona ideal para lidar com as mais diferentes situações: atendimento ao cliente, gestão de recursos, liderança de equipes, gerenciamento de projetos etc.

Favorece contratações mais efetivas

Perceba como os itens que nós mencionamos aqui são complementares. Somados, eles criam o cenário completo para um ciclo virtuoso de sucesso nas contratações.

A cultura atrai os melhores candidatos do mercado. A empresa sabe exatamente o que procura em um profissional (definição de perfil ideal). Como os valores são conhecidos, o novo contratado sabe o que a organização espera dele.

Não existem confusões, mal-entendidos ou expectativas equivocadas. Todos conhecem sua parte nesse jogo e as chances de transformar a contratação em uma longa parceria de sucesso se tornam muito maiores.

Proporciona o equilíbrio entre afinidades e competências

É fato que nem sempre é fácil encontrar candidatos preparados para uma vaga. Porém, mesmo quando isso acontece, a qualificação técnica pode não ser suficiente para garantir o sucesso daquele profissional dentro da empresa.

Muitos profissionais competentes simplesmente não conseguem se encaixar em uma organização. Eles não estabelecem um vínculo com a equipe, não atingem o grau de sinergia necessário para alcançar a alta performance e acabam buscando outras oportunidades no mercado.

O que faltou? Provavelmente, fit cultural. Os valores e expectativas desse profissional possivelmente eram incompatíveis com o jeito como as coisas acontecem naturalmente naquele ambiente, já moldado por seu próprio código.

A consciência da cultura organizacional evita essa contratação equivocada. Ela permite avaliar a compatibilidade entre os traços pessoais candidatos — habilidades, personalidade, competências, maturidade, proatividade, resiliência, liderança — e as características necessárias para exercício daquele cargo e para atuação na empresa.

Assim, é possível prever desde o processo de recrutamento se aquele candidato se ajusta à cultura e à função. Essa visão mais profunda evita erros na contratação, a alta rotatividade, as frustrações e os custos decorrentes desse equívoco.

Fortalece a imagem da organização

Como já comentamos, quando os valores da empresa são admirados pelo público interno e externo, quando a organização realmente tira esses conceitos do papel e os pratica na forma como lida com clientes, funcionários e sociedade, ela conquista uma imagem positiva.

Isso fortalece a marca no mercado, que passa a ser reconhecida como promotora de atitudes que todos desejamos ver no dia a dia para a construção de uma sociedade melhor. Como resultado, ela conquista a preferência do consumidor.

E agora, descobriu qual é o impacto da cultura organizacional no processo de recrutamento? Quer conhecer outras sugestões para tornar a contratação mais efetiva e bem-sucedida?

E que tal entender melhor sobre qual o custo da má contratação e funcionários e como reduzir erros? Continue no blog e confira agora mesmo!

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