Como encontrar um sistema de contratação certo para sua empresa?

Encontrar um bom sistema de contratação pode ser um grande desafio para qualquer empresa. Fazer um recrutamento preciso é importante para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização, mas, ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil.

Sabemos dos impactos negativos que erros constantes na contratação podem trazer: altos índices de turnover, problemas no clima organizacional e custos para a empresa. Levando esses aspectos em consideração, por que não aderir a um sistema realmente eficiente?

Para ajudar nisso, separamos 4 aspectos que devem ser observados para encontrar o sistema certo. Confira:

Ajudar na redução de custos

Um sistema eficiente de contratação, mesmo que exija um investimento inicial, deve ajudar a reduzir as despesas da empresa. Ao contar com um sistema que realmente consiga atrair e contratar os melhores talentos do mercado, compatíveis com o perfil que a organização procura, os gastos com demissões e novos processos seletivos são diminuídos.

Além disso, a plataforma ideal consegue reunir profissionais com experiência e conhecimento, capazes de atrair e escolher os melhores candidatos, porém a um custo menor do que se a empresa contratasse esses especialistas isoladamente.

recrutamento especializado headhunters

Oferecer gerenciamento on-line

Com a escassez de tempo com que as equipes de RH precisam lidar hoje em dia, um bom sistema de contratação deve oferecer gerenciamento on-line, com uma interface intuitiva e que traga bons resultados.O controle dos processos on-line confere maior rapidez ao processo, permite um controle mais próximo, evita reuniões de alinhamento e promove a otimização do tempo.

É importante que a empresa contratante tenha acesso a essas informações com segurança e confidencialidade, e por meio de vários dispositivos (computador, tablet ou celular) para que haja mobilidade e dinamismo nesse acompanhamento.

Realizar as avaliações dos candidatos

A avaliação prévia dos candidatos é um processo que leva tempo e consome muito da equipe de RH. Um bom sistema de recrutamento é capaz de realizar esse trabalho pela empresa, fazendo desde a triagem inicial — seleção de currículos e verificação de perfis — até as avaliações propriamente ditas, tanto de habilidades técnicas quanto de comportamentos.

Quando o sistema contratado consegue concluir essa etapa de maneira satisfatória, diminui muito o número de candidatos que a organização contratante precisa escolher, ajudando a realizar uma seleção de talentos mais assertiva e focada.

Estar alinhado às necessidades da empresa

Um sistema engessado não ajuda muito na hora de atender às necessidades da empresa. É essencial que haja espaço para mudanças e que os profissionais de seleção estejam atentos ao que a organização procura — os perfis desejados e suas expectativas.

Oferecer um período de garantia, caso o contratante não fique satisfeito com o sistema de recrutamento, é um excelente modo de apurar a credibilidade e a seriedade da empresa que oferece os serviços. O prazo de 90 dias é ideal para isso.

Levando em consideração esses pontos na hora de escolher uma sistema de contratação para a sua empresa, a probabilidade de sucesso aumenta e pode nascer, a partir daí, uma parceria duradoura que resolverá os problemas de atração e seleção de talentos que a sua empresa enfrenta.

Se você está precisando dessa ajuda, entre em contato com a d’hire e conheça o marketplace de recrutamento que ela oferece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *