Como fazer a integração de novos colaboradores? Descubra aqui!

Mesmo quando o processo de seleção é bem realizado, muitas empresas encontram dificuldades em reter os funcionários e não conseguem identificar em qual momento a gestão de pessoas está falhando. O que acontece, na realidade, é que os gestores não se preocupam e não realizam um planejamento adequado de integração dos novos colaboradores.

A integração permite que esses profissionais tenham uma boa adaptação aos processos internos e à cultura da empresa, assim como possibilita um bom relacionamento com a equipe. Essas ações não implicam necessariamente em gastos para a empresa e trazem excelentes resultados.

Quer saber como fazer a integração de novos colaboradores? Continue a leitura para descobrir!

Crie um planejamento

O primeiro passo para a realização de uma integração bem feita é o planejamento das ações a serem executadas. Um plano estruturado permite que a empresa receba bem o novo funcionário e evite situações que podem assustar ou intimidar o profissional em um primeiro momento.

No planejamento, devem ser incluídos os treinamentos que o colaborador vai participar, dia do início do trabalho, quem realizará o acompanhamento e de qual maneira ele será apresentado ao restante da equipe.

Garanta os recursos necessários

Uma das coisas que mais desmotivam os colaboradores e tornam o ambiente mais pesado é a falta dos recursos básicos para executar bem o trabalho. Se a empresa não garante esses recursos, o novo colaborador terá uma primeira impressão negativa da organização e seu trabalho poderá ser influenciado por isso, além de prejudicar os resultados da empresa.

A empresa deve demonstrar que se preparou para receber o profissional e garantir que seu espaço de trabalho esteja organizado para iniciar as atividades.

Seja acessível

O novo colaborador precisa saber que você estará acessível para esclarecer eventuais dúvidas e passar as orientações necessárias para a execução correta das atividades. Isso passa mais segurança para o profissional e permite que o mesmo se desenvolva rapidamente na empresa.

A importância da acessibilidade do gestor também é importante em casos de promoção de um colaborador, que terá suas dúvidas sobre como executar as novas atividades relativas à mudança de função.

Deixe claro o papel do novo funcionário

Para que o novo funcionário alcance bons resultados para a empresa, ele precisa saber o que é esperado do seu trabalho, quais são suas funções e de que maneira seu trabalho contribui para o crescimento da organização.

Estabeleça, desde o início, metas para esse colaborador e vá modificando essa meta conforme a adaptação do profissional. Também é fundamental que sejam explicados quais são as tarefas diárias, as oportunidades de carreira, o fluxograma e organograma da empresa.

Explique o funcionamento da empresa

O gestor responsável pela integração de novos funcionários deve se programar para apresentar a empresa e explicar sobre seu funcionamento. Essa explicação evita que o colaborador cometa erros que podem causar desmotivação ou que gerem situações embaraçosas.

Nessa explicação deve conter a apresentação da estrutura e dos departamentos, a missão, visão, valores, explicação dos cargos, funções e hierarquia e apresentação dos benefícios e deveres.

Também é função do gestor explicar o código de conduta da empresa, os horários de trabalho e descanso, apresentar a cultura, esclarecer dúvidas e fornecer demais informações que vão nortear o trabalhador.

Essas são as etapas importantes em um processo de integração, mas a empresa deve adaptar sua forma de integrar o novo funcionário para que ele absorva a cultura desde o primeiro dia.

O gestor pode utilizar de happy hours, gincanas, almoço ou alguma outra forma de interação entre o novo funcionário e a equipe para deixar o ambiente mais descontraído e estimular o bom relacionamento entre todos.

Gostou das nossas dicas de como fazer uma integração de novos colaboradores de forma eficiente? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e mostre para seus seguidores que você entende tudo sobre gestão de pessoas!

Conheça o d’hire: www.dhire.com.br

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *