Processos de recrutamento e seleção eficientes são essenciais para os resultados de uma companhia. No entanto, quando se trata de escolher candidatos a um posto de gestão, essa responsabilidade se multiplica. Afinal, um líder de sucesso causa grande impacto em toda a equipe. Por outro lado, uma contratação inadequada pode ser desastrosa.

Por isso, na hora de escolher alguém para ocupar um posto de liderança, alguns requisitos são tão importantes quanto a formação acadêmica e a experiência profissional: observar o perfil comportamental e certas características pessoais é essencial.

Continue a leitura e confira como identificar o candidato certo para um cargo de liderança na sua empresa!

Quais as características de um líder de sucesso?

Ele não é defensivo

O sucesso de uma equipe ou organização depende da capacidade de realização dos seus líderes, mas não é só isso. É necessário ter consciência da necessidade de avaliar constantemente a atuação pessoal e do grupo, identificar falhas ou aspectos a melhorar e corrigir os processos, aperfeiçoando-os.

Quando um líder é inseguro, ele tem dificuldade para entender essas correções de rota. Feedbacks negativos são encarados como divergências pessoais, e mesmo discordâncias simples podem ser interpretadas como desafios à autoridade.

Essa postura defensiva não faz parte do comportamento de um líder de sucesso, que busca o crescimento e aperfeiçoamento constantes, mesmo que para isso tenha que se deparar com avaliações nem sempre favoráveis.

Têm habilidade para lidar com situações adversas

Nem só de sucessos é feita uma trajetória profissional. Bons líderes sabem que enfrentarão situações desafiadoras, e estão preparados para lidar com elas de forma madura.

Esse preparo envolve tanto a busca de conhecimentos e soluções quanto um controle emocional adequado. Desta forma, ele consegue se distanciar do olho do furacão para analisar as variáveis da circunstância e encontrar a saída mais favorável.

Tem consciência de suas próprias emoções

Quer tenhamos consciência ou não, nossas emoções interferem nas nossas percepções, avaliações e decisões. Um líder de sucesso tem isso em mente, e isso o torna capaz de analisar os fatos e isolar sentimentos que podem prejudicar seu julgamento.

Além disso, quando conscientes deste fator, eles se tornam mais cuidadosos a respeito de suas palavras e ações, pois sabem como elas podem afetar a equipe de trabalho. Ele entende que elas são ferramentas que promovem a produtividade ou devastam a moral e a motivação de seu time.

A inteligência emocional permite que o líder fale e aja de maneira apropriada ou até mesmo espere para tomar qualquer atitude, evitando decisões em momentos em que os ânimos estão exaltados.

Mostra-se disponível

Inevitavelmente, a realização de tarefas envolve alguns obstáculos. Por isso, os membros da equipe podem necessitar de suporte e apoio para o exercício de suas funções.

Um bom líder é aquele que está disponível para oferecer esse suporte. Às vezes isso pode incluir informações técnicas que ajudam a encontrar uma solução para um obstáculo enfrentado. Em outras situações, trata-se de oferecer apoio ou um feedback esclarecedor.

Como garantir a contratação de um líder de sucesso?

Para fazer essa seleção e identificar essas características, é importante que o recrutador não se baseie apenas no feeling ou percepções intuitivas. Analisar atentamente indicadores preditivos do potencial para liderar é uma atitude fundamental.

A contratação assertiva tem várias etapas importantes, porém uma que não pode ser ignorada é a captação de candidatos com o perfil apropriado, de acordo com as necessidades da empresa.

O anúncio de uma vaga, mesmo em meios diversos, pode não alcançar o perfil de candidato que sua empresa deseja. Nesse momento, o apoio de uma plataforma colaborativa de recrutamento pode ser muito útil. Esse tipo de serviço costuma reunir os melhores profissionais do mercado, potencializando as chances de uma boa contratação.

Além disso, eles passam por uma seleção prévia e avaliações realizadas por headhunters altamente especializados, garantindo que cheguem até você apenas os mais preparados e compatíveis com o perfil que a empresa definiu.

Entendeu alguns aspectos que precisa analisar para contratar um líder de sucesso? Tem alguma característica que você acrescentaria a essa lista? Compartilhe-a nos comentários e participe desta conversa!