Como ser encontrado por profissionais de recrutamento?

Ser chamado para ocupar uma vaga a partir do reconhecimento de suas altas competências é o desejo maior de muitos profissionais. Para conquistar o propósito, o currículo é preparado, de modo que esteja sempre impecável e atualizado.

Porém, na verdade, isso não basta na hora de competir no mercado atual. Para ser encontrado por profissionais de recrutamento é preciso ficar atento a outras questões. Neste artigo, você vai ficar por dentro de algumas dicas para ficar ainda mais visível no mercado de trabalho. Acompanhe!

Use as redes sociais

Os perfis profissionais, em redes como o LinkedIn, podem ajudar bastante. Preencha seu perfil com cuidado, selecione suas competências e palavras-chaves. Além disso, nessa mídia on-line é possível ter boas recomendações das suas conexões.

Outro fator importante: use uma boa foto. Perfis com boa imagens chamam mais atenção e têm grandes chances de receber cliques. Claro, sua foto precisa demonstrar profissionalismo.

Tenha um bom relacionamento com o mercado

Para ser encontrado por profissionais de recrutamento, você precisa estar bem relacionado. As informações a seu respeito precisam ser positivas e concretas, garantir boas relações com pessoas do seu meio de trabalho pode trazer isto.

Sempre que tiver a oportunidade, tente ampliar a sua rede de contatos. Com boas ligações entre muitas pessoas do ramo, suas recomendações têm chance de serem mais afinadas.

Acompanhe empresas em que você gostaria de trabalhar

As redes sociais dão ainda a oportunidade de seguir as empresas de seu interesse, tanto aquelas que são mais voltadas para a área profissional, quanto as mídias mais pessoais. Por exemplo, o Facebook e o Twitter.

Esse acompanhamento fará com que você saiba mais sobre a empresa de seu interesse e esteja por dentro de suas novidades. Manter-se bem informado é considerado um ponto bastante positivo pelos profissionais de recrutamento, pois demonstra seu engajamento pela empresa.

Não deixe de visitar os sites corporativos e os canais de notícias, buscando informes sobre as empresas de seu interesse.

Seja bem relacionado com os recrutadores

Ter um perfil bem-acabado é relevante. Mas é preciso estimular um bom networking com os recrutadores. Dessa forma, as oportunidades de emprego podem surgir mais naturalmente.

Lembre-se de que a sua postura on-line deve ser a mesma que seus modos pessoalmente considerados.

Os recrutadores podem receber muitas mensagens por dia, e isso talvez dificulte um pouco a comunicação inicial. Portanto, não insista e aguarde. Não adianta encher a caixa de e-mail dele com mensagens indesejadas.

Volte às suas raízes

A universidade sempre será uma área de contatos. Sua formação está cheia de contatos adquiridos, mesmo que você tenha se formado há muitos anos.

Diversos profissionais de recrutamento buscam candidatos recomendados nas universidades. Não custa manter um bom convívio com as pessoas da instituição.

Seja flexível

Flexibilidade e versatilidade são qualidades importantes no mercado de trabalho. É preciso demonstrar que você é competente para desenvolver vários trabalhos em diferentes departamentos. Limitar-se a uma única área faz de você menos polivalente.

Aprimore-se e seja participativo

Desenvolva suas competências por meio de cursos, seminários e formações complementares.

Todas aquelas extensões são ótimas para ampliar também sua rede de contatos. Além disso, renovar seus conhecimentos é investir em si mesmo. Ser um profissional atualizado sobre as competências exigidas pela sua atividade é algo muito bem observado por recrutadores.

Não feche as portas

Mesmo que você esteja muito satisfeito com o seu emprego e não planeje mudar de trabalho, mantenha-se informado e bem relacionado com os profissionais de recrutamento.

Quando menos se espera pode aparecer a oportunidade dos seus sonhos, graças à sua boa comunicação e abertura.

É preciso confiar em seu potencial. A espera pelo contato dos profissionais de recrutamento pode ser um pouco demorada, mas não se deixe desanimar. Você também pode se conectar com recrutadores no d’hire.

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

4 thoughts to “Como ser encontrado por profissionais de recrutamento?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *