Como a tecnologia nos processos seletivos ajuda na redução de custos?

Você já deve ter lido sobre as vantagens da tecnologia nos processos seletivos em outros posts e artigos. No entanto, muitas empresas ainda entendem que a aquisição de ferramentas apropriadas é um custo para a organização.

Por isso, hoje nós vamos mostrar como essa tecnologia contribui para alcançar um objetivo comum à maioria das companhias: a redução de custos.

Quer descobrir como? Então, acompanhe o post!

1. Automatização de processos

A contratação do funcionário perfeito para o cargo é uma das atribuições mais importantes na gestão de RH. Porém, por mais ágil que sua equipe seja, determinadas atividades burocráticas podem levar ao desperdício de tempo — ou seja, gerar prejuízo.

Estamos falando de tarefas como triagem de currículos, preenchimento de formulários, telefonemas e outras pequenas ações que fazem com que um dia de expediente tenha seu rendimento comprometido.

O mercado oferece plataformas online que automatizam boa parte desses processos. Por exemplo, o gestor do RH pode simplesmente utilizar um marketplace de recrutamento especializado, definir os critérios da posição e começar a receber apenas candidatos que apresentam os requisitos para ocupar o cargo, entre outras vantagens.

Portanto, enquanto o marketplace e seus headhunters trabalham para encontrar os candidatos mais apropriados, seu pessoal do RH pode se dedicar às outras rotinas do departamento. Eles conseguem fazer mais com uma equipe enxuta, o que representa uma economia.

2. Redução no tempo dedicado ao processo seletivo

Nós sabemos que quando um posto de trabalho fica desfalcado a empresa perde dinheiro. O fluxo de produtividade é afetado, reduzindo o lucro da companhia.

Isso acontece por vários motivos: muitas vezes não há uma pessoa para realizar as atividades daquele funcionário e outros ficam sobrecarregados e deixam de desempenhar suas próprias funções de modo satisfatório para cobrir aquela ausência.

A tecnologia diminui o tempo necessário para realizar uma nova contratação e suprir a necessidade da empresa. Para isso, existem diversos recursos.

O primeiro é a utilização de canais online. Eles permitem uma grande redução de custos e a possibilidade de encontrar o candidato perfeito são maiores.

Além disso, como a triagem é feita por meio da plataforma e o contato pode ser mediado pela tecnologia, é possível acelerar diversas ações. Uma delas é a entrevista por videoconferência.

Como esse tipo de encontro não exige um deslocamento por parte do candidato, é mais fácil conseguir um agendamento em uma data próxima e encontrar o profissional apropriado mais rápido.

Assim, a empresa precisa de um tempo menor para colocar um profissional naquela função, restabelecendo o fluxo de produtividade e, consequentemente, a lucratividade da companhia.

3. Capacidade de ampliar as buscas pelo candidato

Já falamos aqui dos canais de divulgação e da videoconferência, mas precisamos destacar outro ponto. Nem sempre o profissional perfeito está na sua vizinhança, cidade ou até mesmo estado.

Quando a empresa utiliza canais online, ela tem a chance de despertar o interesse de profissionais distantes. A videoconferência facilita ainda mais esse processo, pois eles não precisam viajar para participar de um processo seletivo.

E todos sabemos que encontrar um candidato adequado é importantíssimo para a redução de custos, certo? Além de serem extremamente produtivos, eles evitam todas as perdas causadas pelo turnover e suas consequências.

Inventário de Aderência Cultural

4. Tempo para identificar o profissional ideal

Existem partes do processo seletivo que podem ser automatizadas e outras que (ainda) não. O problema é que quando a equipe do RH fica presa à parte burocrática, ela não tem tempo de realizar procedimentos que ajudam a identificar o fit cultural, por exemplo.

Perfil comportamental e aderência à cultura organizacional são essenciais para o sucesso do profissional dentro na empresa e a obtenção dos resultados que ela espera.

Quando a companhia utiliza ferramentas para gerenciar os processos online, sobra tempo para realizar outras atividades que ajudam a traçar uma ideia mais precisa do candidato. Assim, a organização evita o risco de contratar alguém que pode ser tecnicamente impecável, mas sem perfil para o cargo.

Entendeu como a tecnologia nos processos seletivos ajuda sua empresa a ganhar tempo, encontrar a pessoa certa e reduzir custos? Quer conhecer outras vantagens do processo de recrutamento online? Então, continue em nosso blog e entenda mais sobre as vantagens do processo de recrutamento online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *