Como uma plataforma de RH pode otimizar o recrutamento e seleção?

A tecnologia tem mudado a forma como as empresas atuam em vários sentidos. Uma das áreas positivamente afetadas é a de Recursos Humanos, que ganha em automatização e eficiência em várias situações. Nesse setor, uma solução que se destaca é a plataforma de RH.

Além de contar com outras características e funções, esse recurso é útil para melhorar o processo de recrutamento e seleção. Como escolher as pessoas certas é fundamental para o negócio, a ajuda vem a calhar.

Para entender melhor como isso acontece, continue a leitura e veja quais são os principais benefícios trazidos por uma plataforma de RH!

Como funciona uma plataforma de RH?

Antes de reconhecer os impactos positivos, vale a pena entender como funciona uma boa ferramenta. Uma plataforma de RH de ação colaborativa envolve três grupos interessados: a empresa, os headhunters e os profissionais.

Nela, os talentos podem cadastrar seus currículos. É preciso preencher, de maneira completa, informações sobre habilidades, experiências e formações acadêmicas.

Os empreendimentos, por sua vez, publicam as vagas que devem ser preenchidas. Essa fase é crucial e exige o máximo de dados, de modo a facilitar o trabalho colaborativo e a busca pelo candidato perfeito.

Já os headhunters são especialistas em selecionar os melhores talentos, de acordo com a vaga de interesse. Eles consideram todos os pré-requisitos e desejos quanto à contratação e escolhem os perfis que melhor se encaixam. A partir daí, enviam para a empresa, que não precisa avaliar uma imensa quantidade de currículos.

Os selecionados são entrevistados de acordo com os interesses e, então, o melhor é escolhido. Se, mesmo depois do esforço, ainda não houver a contratação, é possível receber novos candidatos, até que as necessidades sejam atendidas.

Quais são os benefícios desse recurso para o recrutamento e a seleção?

Ao mesmo tempo em que é indispensável para formar o capital humano, o processo de recrutamento e seleção pode ser relativamente complexo. O consumo de recursos, por exemplo, torna o ponto um foco de atenção para obter a otimização.

Felizmente, a plataforma de RH ajuda exatamente nesse processo. A seguir, veja como o recurso resolve os principais problemas do recrutamento:

Contribui para o gerenciamento de vagas

Especialmente em uma empresa de médio ou grande porte, há muitas vagas disponíveis, que precisam ser ocupadas corretamente. Contudo, nem sempre é fácil ter visibilidade sobre o status de cada uma.

Isso pode fazer com que funcionários continuem a procurar por candidatos para aquela vaga que está quase preenchida. Paralelamente, deixa-se de prospectar currículos para a posição crucial, mas que não tem nenhum perfil.

Já com a plataforma de RH, é muito simples ver quais vagas estão abertas, conhecer os diálogos e as indicações de cada uma, alterar informações e assim por diante. Graças ao recurso, há uma ampliação na qualidade da troca de dados e a democratização do acesso aos dados.

Aumenta a velocidade de contratação

Quanto mais tempo um processo seletivo dura, maior é o período que a equipe passa sem estar completa e, portanto, fora de sua total capacidade. E, com uma extensão prolongada, também há um uso aumentado de recursos, como o capital humano.

A ineficiência dessa abordagem tem potencial para fazer a empresa perder várias oportunidades. Isso ocorre porque o negócio não conta com a quantidade certa de pessoas.

Mas, com a plataforma, esse contexto muda. Como todos os perfis avaliados estão na base, é fácil pesquisar por candidatos, habilidades e características específicas. A atuação dos headhunters é fundamental para isso.

A equipe do setor não precisa se preocupar com a triagem de todos os currículos, já que isso é feito por quem pesquisa os profissionais ideais. Desse modo, sobra tempo para que a equipe tenha uma atuação mais estratégica.

Favorece a seleção das pessoas adequadas

O fato de o processo seletivo ser mais rápido com a plataforma não o torna ineficiente — pelo contrário. Graças a esse elemento, é possível contar com a capacidade técnica de seleção de especialistas. E isso, por si só, faz com que os candidatos apontados estejam muito próximos do perfil ideal.

Como consequência, a contratação do talento adequado se transforma em uma realidade. Entre tantos candidatos, é possível escolher aquele que se encaixa melhor na posição, o que favorece a integração da equipe e os resultados alcançados.

A contratação adequada também é fundamental para evitar a necessidade de recorrência, ou seja, a realização contínua de novos processos seletivos. Com a taxa de rotatividade menor, o negócio ganha em várias frentes.

Amplia a produtividade do setor

Outra questão importante é que o RH fica muito mais produtivo quando utiliza uma plataforma colaborativa. Assim, o processo de recrutamento e seleção fica eficiente e menos demorado, de modo que a equipe pode se dedicar a funções estratégicas e igualmente importantes.

Além disso, não há mais a necessidade de haver tantas pessoas para cuidar da etapa, já que parte dela é praticamente automatizada. Isso melhora a atuação para resolver problemas e buscar por novas soluções para o negócio.

E, eventualmente, a adoção de uma plataforma de RH leva a um ganho ainda maior de importância do setor, que se torna peça-chave para o sucesso do empreendimento.

Diminui os custos associados

Qualquer processo de contratação custa dinheiro. Quanto mais longo ele for, mais custa. Se ele precisar ser repetido, seja porque o candidato inicialmente escolhido não atendeu às expectativas ou saiu, novos gastos são gerados. A mobilização da equipe também contribui para as despesas.

A plataforma de RH, por sua vez, vem para simplificar, acelerar e conferir eficiência a essa parte. E o resultado não poderia ser outro além da redução de gastos. O processo de contratar alguém fica muito em conta — e a empresa pode aproveitar melhor seus recursos financeiros.

Isso leva, inclusive, a novos investimentos, os quais deixam o empreendimento ainda mais robusto e eficiente!

recrutamento especializado headhunters

Como escolher uma boa alternativa?

Para aproveitar todos esses pontos, é fundamental contar com a plataforma de RH certa. Para tanto, é preciso começar pela avaliação do nível de colaboração. Veja se a opção conta, de fato, com a atuação dos headhunters, por exemplo.

Não deixe de conhecer a mecânica e opte por alternativas dinâmicas, intuitivas e que se adaptam facilmente à realidade dos negócios. Para ter maior segurança, verifique a experiência de quem já testou.

Na hora de avaliar o preço, pense no custo/benefício. Veja o quanto de economia o recurso pode trazer e como ele soluciona os principais problemas. Assim, fica mais fácil escolher a ferramenta ideal para suas necessidades.

Quando bem usada, a plataforma de RH faz com que o processo de recrutamento e seleção torne-se colaborativo, ágil e econômico. Tudo isso vem acompanhado da eficiência da contratação, de modo que o setor consegue obter resultados ainda melhores.

E, como a escolha é crucial no processo, entre em contato conosco para descobrir qual é nossa solução!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *