Confira 6 dicas para otimizar o processo de recrutamento da sua empresa

Acertar no processo de recrutamento é essencial para o sucesso da empresa; por meio de boas contratações, será possível incluir os melhores talentos no quadro de funcionários, garantir uma boa produtividade e evitar o turnover.

Os gestores e profissionais de RH sabem dessa importância e, por isso, enfrentam uma grande dificuldade na hora de fazer uma seleção acertada. Para ajudar nessa tarefa, elencamos 6 dicas para otimizar o processo de recrutamento. Confira:

1. Seja preciso na redação do anúncio

Para atrair exatamente o tipo de profissional que sua empresa precisa, tenha cuidado na hora de redigir o anúncio. Procure identificar antes todas as habilidades técnicas e experiências necessárias, além de identificar quais funções serão realizadas. Deixe essas especificações claras para que seu anúncio possa atrair o perfil adequado.

2. Identifique as reais necessidades da vaga

Muitas vezes, há um exagero nas exigências para o cargo, provocado pela ânsia de seguir tendências. Procure identificar exatamente o que é preciso para que o trabalho seja feito e lembre-se de que muitas das habilidades podem ser desenvolvidas na própria empresa. O excesso de exigências pode fazer com que a empresa perca um candidato com alto potencial.

3. Avalie o perfil comportamental do candidato

As habilidades técnicas não são o único fator a ser levado em consideração na hora de decidir quem será o novo funcionário. Entender o perfil comportamental do profissional é essencial para que ele se encaixe bem, facilitando o bom relacionamento com os colegas.

Esse aspecto também deve ser considerado em relação à cultura organizacional: dificilmente uma pessoa que pense muito diferente do que é valorizado na empresa vai conseguir acompanhar o ritmo ou ter o engajamento necessário.

4. Conte com profissionais de seleção preparados

Dificilmente você conseguirá contratar os melhores talentos se a sua equipe de recrutamento não estiver à altura. Ter a ajuda de profissionais que entendam do processo, tenham um bom networking e sejam capazes de atrair e avaliar os candidatos de maneira imparcial vai fazer toda a diferença na hora de escolher o próximo contratado.

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5. Mantenha a visão estratégica durante o processo de recrutamento

Um candidato pode ser muito capacitado e encantar a todos durante a seleção, mas, para que o processo seja bem-sucedido, é importante sempre manter a estratégia da empresa em mente. É importante contratar pessoas que possam contribuir para o plano de desenvolvimento da organização, entregando o que foi definido para que as metas do período sejam alcançadas.

6. Humanize o processo seletivo

Evite entrevistas que possam intimidar os candidatos apenas para impressionar ou passar uma imagem de seriedade. A melhor abordagem é deixar o profissional à vontade, assim, a probabilidade de ele mostrar seus pontos fortes e competências é muito maior.

Entrevistas de emprego já deixam muita gente nervosa por si só. Criar um clima de tensão pode fazer com que as pessoas fiquem muito retraídas, e, como resultado, você perde a oportunidade de escolher um indivíduo com todas as características ideais para a função.

E você? Que dica daria para melhorar um processo de recrutamento? Aproveite e confira o nosso artigo com as características mais buscadas pelas empresas.

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