Conheça as melhores soluções para otimizar o departamento de RH

O departamento de RH, assim como toda a empresa, enfrenta um período em que precisa se renovar e ter uma rotina muito mais dinâmica para acompanhar as mudanças constantes do mundo corporativo.

Porém, como o setor lida com um capital extremamente sensível – o humano – certas dificuldades se tornam verdadeiros desafios. Neste artigo, vamos entender as duas maiores dificuldades que o RH enfrenta atualmente e quais são as soluções para estes casos.

Velocidade do processo de recrutamento especializado

Os processos de recrutamento não costumam ser muito rápidos. Esse problema é potencializado quando se trata de um recrutamento especializado para funções que exigem candidatos com competências muito particulares.

A partir do momento em que há o reconhecimento da necessidade de preenchimento da vaga até a efetiva contratação, há uma janela de tempo que pode chegar a meses.

Dependendo da importância desse trabalho, esse gap pode prejudicar muito a empresa e o andamento do serviço, sobrecarregando pessoas e afetando a produtividade.

Além disso, após a entrada do profissional na empresa, é necessário um período de tempo para que a pessoa se adapte ao novo ambiente e ao ritmo de trabalho para entregar os resultados desejados.

Qual a solução?

A contratação de uma plataforma colaborativa pode agilizar o recrutamento. Essa plataforma pode atuar fazendo a atração e a seleção de candidatos, avaliando se estão dentro das exigências necessárias para o cargo.

Como há a participação de recrutadores especializados, a escolha do futuro contratado é muito mais rápida e colabora para que o ritmo de trabalho seja normalizado o quanto antes.

Com a ajuda dessas plataformas, o período entre atração de candidatos e contratação é reduzido para no máximo 45 dias, o que é um grande ganho comparado às seleções comuns.

Alto custo do processo de seleção para o departamento de RH

Escolher um novo funcionário sai muito caro para a empresa. Não raro, há a necessidade de contratar outras pessoas para ajudarem nessas avaliações, como psicólogos e especialistas capazes de avaliar o comportamento dos candidatos.

Além disso, é preciso divulgar a vaga, fazer a triagem de currículos, realizar entrevistas e organizar reuniões para que os envolvidos escolham a pessoa ideal, gerando custos para a empresa.

recrutamento especializado headhunters

Qual a solução?

A terceirização do processo seletivo para uma empresa com know-how para esse trabalho acaba saindo muito mais barato, visto que ela conta com uma equipe especializada já pronta para realizar o recrutamento e oferece um preço muito mais vantajoso se compararmos os custos que a organização teria se decidisse montar um time por conta própria.

Além disso, a contratação é mais assertiva e dificilmente será necessário um novo processo para a mesma vaga a curto e médio prazo. Desta forma, os profissionais de RH ficam liberados para atuar em outras ações estratégicas, o que traz um retorno muito melhor das suas horas trabalhadas. .

Se você está enfrentando problemas no departamento de RH da sua empresa, confira esse post sobre marketplaces de recrutamento especializado e saiba como essa inovação pode trazer soluções interessantes para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *