Entenda como diminuir os custos de recrutamento na sua empresa

Não é raro que os custos de recrutamento saiam muito altos para uma empresa. E o objetivo de toda organização que deseja se manter competitiva no mercado é reduzir gastos.

De qualquer modo, é fundamental recrutar profissionais para a companhia, pois sem eles o negócio não funciona. Será que é possível avaliar e contratar talentos sem gastar tanto?

Leia o post de hoje e descubra como reduzir os custos de recrutamento aplicando estratégias simples e eficazes!

Defina bem o Job Description

Primeiramente, é importante definir bem as vagas a serem preenchidas. Essa precisão faz que somente as pessoas que tenham um perfil realmente adequado se interessem e se candidatem, evitando que a empresa perca tempo com profissionais que não se encaixam no cargo. Por isso, as exigências, a área que está contratando e outras informações pertinentes devem ser especificadas com clareza.

Um plano de ação envolvendo todas as etapas do recrutamento deve ser elaborado. Ele deve incluir as datas específicas para receber os candidatos, os responsáveis pelas entrevistas e pelas dinâmicas, os melhores critérios de avaliação e outras ações associadas.

Lembre-se de que muitos dos custos relativos a recrutamento, seleção e contratação estão ligados à dispensa de colaboradores que acabam não se mostrando aptos para as funções. O desligamento de um funcionário gera encargos na folha de pagamento e indenizações por rescisão de contrato. Além disso, será preciso investir no treinamento de um outro profissional.

Treine a equipe de recrutamento

É importante manter os responsáveis por recrutamento, seleção e contratação de candidatos sempre bem treinados. Nesse caso, os custos com treinamento evitam prejuízos futuros, já que os profissionais de Recursos Humanos (RH) terão habilidades específicas para planejar e anunciar as vagas, conduzir as entrevistas e selecionar os colaboradores com uma margem de erro menor.

Quando bem treinados, eles são capazes de identificar talentos e contratá-los para a empresa. Isso representa benefícios a médio e longo prazos, considerando que bons profissionais contribuem para maior produtividade e aumento nos lucros.

Divulgue as vagas na plataforma certa

Outra forma de reduzir custos de recrutamento é escolher a plataforma ideal para anunciar as vagas. Existem sites que apresentam anúncios de forma vaga, o que atrai o interesse de candidatos pouco adequados, ou sugerem cargos que não se encaixam nas habilidades do candidato.

Por isso, é mais eficaz anunciar em um marketplace de recrutamento. Eles são canais de divulgação altamente especializados na avaliação de candidatos. Lá, os headhunters (literalmente, “caçadores de cabeças” ou talentos), também chamados de Talent Specialists, são os profissionais que procuram, avaliam e enviam os melhores candidatos à empresa contratante, usando a própria plataforma.

O marketplace utiliza tecnologia avançada para ajudar os especialistas na avaliação e na escolha. Dessa forma, a vaga é mais bem direcionada a candidatos que se encaixam no perfil requisitado. Com isso, a empresa contratante não tem custos de recrutamento desnecessários nem gastos posteriores com desligamentos.

recrutamento especializado headhunters

Pense no recrutamento interno

Outra forma de diminuir custos é adotar a prática de recrutamento interno. Afinal, pode ser que o profissional necessário para ocupar uma determinada vaga esteja dentro da própria empresa, seja em um cargo inferior na mesma área, seja atuando em outro setor.

A vantagem é que esse funcionário já está habituado à cultura organizacional da companhia, já conhece a equipe, os líderes e o ritmo de trabalho, e pode até mesmo já ter conhecimento em relação às funções da vaga, o que diminui gastos com treinamento.

Você usa essas estratégias para reduzir os custos de recrutamento? Está precisando de novos funcionários? Quer anunciar vagas sem gastar muito com isso? Resolva agora mesmo seu problema, entrando em contato com o d’hire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *