Entenda como motivar funcionários em 2017

Na análise de fechamento de período, você reparou que os números da sua equipe não estão satisfatórios? Pois saiba que a causa pode estar na motivação dos colaboradores. Funcionários motivados produzem mais, desenvolvem com maior facilidade, atendem melhor os clientes e proporcionam vários outros benefícios.

Para conseguir conquistar esses resultados e mudar o panorama para 2017, separamos algumas dicas de como motivar funcionários e se destacar no ano que se inicia. Confira!

Ofereça um ambiente confortável

O ambiente em que o funcionário está inserido tem influência direta na motivação. Se a empresa oferece um local de trabalho desorganizado, com pouca estrutura e com uma limpeza abaixo do ideal, o colaborador ficará insatisfeito com o emprego e terá seu desempenho prejudicado pela falta de organização.

Um ambiente confortável não requer, necessariamente, um alto gasto por parte da empresa, mas atenção aos detalhes. As cores escolhidas, a iluminação e a disposição dos equipamentos são exemplos de cuidados que devem ser tomados e que exigem um estudo por parte dos gerentes.

Invista no aprendizado

Bons funcionários buscam sempre o crescimento contínuo e, por isso, valorizam as organizações que investem no desenvolvimento da equipe. Para alcançar bons resultados, os treinamentos, capacitações e orientações devem acontecer de maneira programada, conforme o planejamento realizado.

Dentre os modos mais utilizados pelas empresas para desenvolver a equipe, podemos citar: treinamentos, workshops, job rotation, apoio financeiro para cursos de graduação e especialização, reciclagens, etc.

Reconheça o bom desempenho

Ferramentas como a gestão de desempenho, feedback, plano de metas e objetivos auxiliam o gestor na avaliação das atividades desenvolvidas por um funcionário. Esses meios de analisar o trabalho individual não gera nenhum custo direto para a empresa, pois o investimento é basicamente o de tempo e de capacitação para utilizar corretamente as ferramentas.

É muito importante que os funcionários saibam o resultado dos esforços realizados e como o seu trabalho é visto pela gerência. Uma equipe reconhecida e devidamente recompensada é sinônimo de grupo mais focado nos objetivos, motivado e produtivo.

Crie planos de carreiras para motivar funcionários

Os planos de carreiras auxiliam a empresa na retenção de talentos, no direcionamento do crescimento dos funcionários e na motivação desses profissionais. O papel do gestor é entender quais são os objetivos individuais, alinhar essas expectativas com as metas de crescimento da empresa e cobrar o resultado dos colaboradores.

É muito comum que o plano precise sofrer algumas alterações com o passar do tempo, mas é importante que o líder saiba interpretar o porquê da mudança de foco do profissional.

Delegue responsabilidades

Quando os funcionários entendem qual é o papel de cada um para o crescimento da organização, possuem responsabilidades e participam do processo de decisão, eles se sentem integrados à empresa e se motivam para atingir as metas propostas.

A delegação de responsabilidades também serve como uma maneira de o gestor medir o desempenho individual e colabora para o aumento da produtividade, redução do turnover e do absenteísmo.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo nos contando qual dica você mais gostou e quais são as ações da sua empresa para motivar funcionários. Não se esqueça que o planejamento na gestão de pessoas é essencial para começar o ano de 2017 com o pé direito!

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *