Entrevista por Competências – Teoria e Prática

Que bom te ver por aqui! Preparamos esse post para te ajudar a implementar a técnica de entrevistas por competências em seus processo de recrutamento. Você verá conceitos teóricos e práticos dessa metodologia que irão gerar resultados ainda mais assertivos em suas contratações.

Ah! Antes de começarmos, se você quiser um eBook completo e gratuito sobre esse tema, BAIXE AQUI

Vamos lá? 

O que é entrevista por competência
Competência são experiências adquiridas de maneira natural ao longo da vida e aprendidas na jornada profissional. Elas envolvem o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes utilizadas ao desenvolver uma tarefa no trabalho. Isso é o que torna o profissional relevante em sua empresa.

As competências são divididas entre Técnicas e Comportamentais.

Competências Técnicas
São habilidades adquiridas por meio de conhecimentos teóricos e práticos em determinada função ou atividade.

A competência técnica tem como base o conhecimento adquirido na educação acadêmica, em treinamentos de qualificação ou experiência profissional. É fundamental compreender detalhadamente todas as características de uma determinada função, pois até os cargos da mesma nomenclatura costumam apresentar necessidades de perfis diferentes em organizações distintas.

Uma vez que o perfil da vaga foi compreendido no detalhe, deve-se analisar cuidadosamente as trajetórias acadêmicas e profissionais do candidato para que o mesmo esteja qualificado para a vaga.

Concluída a etapa de análise curricular com aqueles que apresentaram histórico profissional aderente tecnicamente, deve-se sempre realizar entrevistas individuais, de modo que possa ser confirmada ou não a presença de tais competências no perfil dos mesmos. Esta etapa de entrevista é decisiva para a escolha assertiva do profissional.

Veja alguns exemplos de Competências Técnicas:
Certificação ITIL;
– 4 anos em posições Gerenciais;
– Mandatórios Inglês e Francês fluentes;
– Experiência em posições de liderança de Centros de distribuição em empresa varejista de grande porte; 5 anos em Gestão de Projetos Internacionais;
– Sólida experiência em USGAAP.

Competências Comportamentais
Consistem nos padrões de comportamentos e atitudes apresentados por um indivíduo. Essas competências norteiam as ações de cada um de nós em atividades de naturezas diversas, sejam elas profissionais ou sociais.

No mundo do trabalho, tais competências são consideradas essenciais para o desempenho ótimo das funções do profissional, além de serem determinantes para seu progresso,

desenvolvimento e cumprimento de seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Na Entrevista por Competências, o entrevistador precisa se preparar muito bem, estudando detalhadamente o que cada uma das competências-chave significa em sua essência.

Desta forma, ele acabará utilizando perguntas mais efetivas ao longo da avaliação e conseguirá extrair, com segurança, evidências – ou a falta delas – dos comportamentos que o cargo em questão exige.

Alguns exemplos de questionamentos e perguntas para a entrevista

Perguntas boas são:
Abertas:
Como? O que? Quem? Onde? Quando?
Simples:
Pergunte uma coisa de cada vez.
Relacionadas ao comportamento:
O que você fez? O que você disse? Como você se sentiu?

Perguntas ruins são:
Fechadas (sim ou não):
Você já teve um cliente difícil?
Influenciadoras:
Você concorda que…?
Hipotéticas:
O que você faria se…?

VEJA MAIS EXEMPLOS NO EBOOK

Estes são alguns exemplos de competências comportamentais:

Adaptabilidade
Apresenta boa capacidade de se adaptar à diferentes cenários, de acordo com as suas necessidades, situações e circunstâncias. Encara as mudanças com uma possibilidade de crescimento e um incentivo a sair zona de conforto e desafiar os próprios limites.

Orientação para excelência
É incansável na busca por entregas de real valor com alta qualidade e o máximo de assertividade.

Capacidade empreendedora
Apresenta iniciativa em todos os momentos. Sente-se confortável para tomar decisões e não tem dificuldades em assumir riscos, pois não tem medo de fracassar. Tem energia alta e obstinação, lidando também de maneira positiva com cultura de austeridade.

Planejamento e organização
Orienta-se por planos de trabalho que contenham objetivos, prioridades e indicadores estabelecidos. Demonstra qualidade no trabalho executado para satisfazer expectativas estabelecidas.

VEJA MAIS EXEMPLOS NO EBOOK

CAPE – Contexto, Ação, Papel e Efeito
ENTENDA MAIS SOBRE O CAPE NO EBOOK

Algumas dicas de como se preparar para suas Entrevistas por Competências:

Preparação
Nunca encontre o candidato antes de se preparar.

Aquecimento
Dê as boas vindas e tente ‘quebrar o gelo’; Explique o objetivo da entrevista;
Informe a duração da entrevista;
Explique a técnica da entrevista por competências; Esclareça que fará anotações das informações durante a entrevista;
Diga que haverá oportunidade para perguntas após a entrevista.

Introdução e Informações Gerais
Você é quem monta o cenário e é você quem tem o controle.

Encerramento
Um bom encerramento garante que nada se perca.

Evite efeitos tendenciosos

Expectativas baseadas no currículo
O que está no CV pode não ser toda a experiência profissional que uma pessoa tem. Existem muitas informações adicionais a ele que são importantes de serem levadas em consideração.

Atenção seletiva
Tome cuidado na hora de filtrar as informações que julgar “irrelevantes”. Muitas vezes elas ajudam na hora de montar o ‘quebra-cabeça’ sobre um perfil.

Primeira impressão e efeito recente
Você começou uma entrevista e percebeu que o candidato tem, por exemplo, uma tatuagem, piercing ou possui algo que lhe incomodou de cara. Ignore isso e não crie barreiras.

Veja mais exemplos no ebook completo – BAIXE AQUI

Conclusão
Avaliação por Competências Comportamentais e Técnicas é uma ferramenta essencial para definir se um profissional apresenta habilidades, conhecimentos e as competências mais relevantes para o desempenho de determinada função.

A metodologia utilizada para tal avaliação baseia-se em perguntas específicas que buscam extrair, com segurança, evidências concretas – ou a falta delas – dos comportamentos que o cargo para o qual o profissional está sendo avaliado, exige.

O intuito deste documento é colaborar para que você possa estruturar cada vez melhor seus processos seletivos, se valendo de uma metodologia que produz subsídios consistentes para as suas tomadas de decisões.

Todos nós sabemos que em um processo de seleção são cumpridas várias etapas complementares para uma análise completa do perfil de um candidato, mas sem dúvida alguma, uma entrevista quando bem realizada e baseada nesta eficiente técnica, certamente pode se constituir na etapa que trará mais insumos a respeito do profissional avaliado.

CLIQUE AQUI E BAIXE O EBOOK COMPLETO

Sobre nós:

O d’hire é o primeiro marketplace de recrutamento especializado do Brasil. Através de uma comunidade de headhunters, que buscam, avaliam e enviam os melhores profissionais para os contratantes, entrega assertividade e agilidade nos processos de recrutamento. Tudo isso de maneira online e colaborativa.

Agende um bate-papo com o nosso time e saiba como técnica de Entrevista por Competências em seus processos de recrutamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *