Inspire-se! Conheça 4 ações de endomarketing criativas

Cuidar das ações internas de marketing é fundamental, pois o cliente interno é o primeiro a ser atendido pela empresa. Porém, é possível sair do lugar-comum e empregar ações de endomarketing criativas e que oferecem efeitos ainda melhores.

Naturalmente, elas devem ser adaptadas à realidade e às necessidades de cada empreendimento. Mesmo assim, é possível se inspirar em algumas possibilidades que já foram empregadas com sucesso.

Quer saber quais são elas? Então confira 4 opções para aplicar!

1. Materiais diversificados de divulgação interna

Transmitir informações internas e que sejam relevantes para os colaboradores não precisa e nem deve ser chato ou comum. Em vez disso, é viável apostar em soluções criativas e que garantem ótimos resultados.

Por isso, é possível utilizar materiais diversificados e diferentes das tradicionais reuniões ou e-mails padronizados. Criar boletins de divulgação das novidades, usar uma intranet para apresentar os elementos importantes e até ter uma TV corporativa são apenas algumas das possibilidades.

A ideia é transmitir mensagens relevantes que reforcem a cultura organizacional, abordem a segurança, lembrem as metas e tantos outros objetivos, só que de um jeito diferente e com maior engajamento.

2. Divulgação do plano de carreira

Para fazer com que os funcionários fiquem altamente engajados, uma das ações de endomarketing criativas é a divulgação do plano de carreira.

Ora, se o desenvolvimento é um objetivo comum, realizar esse processo é facilitar a subida das pessoas na escada profissional.

Inclusive, o plano de carreira pode ser divulgado de várias formas. Há empresas que optaram por materiais lúdicos, enquanto outras podem adotar uma espécie de “trilha até o sucesso”.

O fato é que isso deixa a comunicação mais transparente e contribui para que a produtividade atinja novos níveis elevados.

3. Treinamento voltado para a integração

Ter pessoas treinadas e capacitadas é muito importante para que as tarefas do negócio sejam executadas da maneira certa.

Mas, você já pensou em como garantir que, acima de tudo, elas estejam alinhadas aos valores e ao propósito do empreendimento?

Sendo assim, uma atuação do endomarketing inclui a realização de treinamentos que sejam focados no relacionamento do funcionário com a empresa, em primeiro lugar.

É o caso de treinar novos colaboradores fazendo-os passar por todas as etapas do empreendimento ou, então, de oferecer palestras e reciclagens para reforçar conceitos importantes.

Isso cria equipes motivadas, alinhadas com a situação do negócio e que conseguem acompanhar as transformações, além de favorecer a retenção de talentos.

4. Inovação no canal de comunicação interno

A comunicação interna é uma das chaves para o sucesso, mas ela ainda é feita, na maior parte das vezes, de um jeito engessado, verticalizado e pouco produtivo.

No lugar de seguir esse caminho, uma das ações de endomarketing criativas consiste em mudar o canal pelo qual os colaboradores se comunicam com a gestão e entre si.

Utilizar comunicadores instantâneos, aplicativos e até criar uma rede social própria são formas de chegar a esse resultado inovador, horizontalizando e melhorando a comunicação.

Estas ações de endomarketing criativas ajudam a fortalecer a comunicação interna e os resultados dela gerados. Com estas inspirações, prepare-se para colocar novas táticas em prática e colher os efeitos!

Para fazer tudo certo desde o começo, baixe nosso e-book gratuito sobre a ambientação de novos funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *