Liderança de equipe: como desenvolver um líder de sucesso?

A liderança de equipe é um aspecto importante para o sucesso da empresa, além de influenciar na formação de sucessores para os cargos de comando. Uma pesquisa da Delloite aponta que, para 76% dos entrevistados, o desenvolvimento de liderança é um dos fatores mais críticos para o crescimento da organização.

Sabendo dessa informação, como desenvolver um perfil que traga impactos positivos e dê continuidade a uma cultura de gestão positiva na empresa? Para saber mais, continue acompanhando este post.

Qual é o modelo atual de liderança de equipe?

Aquele perfil antigo de chefe, que apenas dá ordens e cobra resultados, está ultrapassado. O modelo atual de líder baseia-se na proximidade, na abertura para diálogos e novas ideias, nos feedbacks aos funcionários e na orientação pelo exemplo.

Esse perfil é construído em cima do relacionamento com os colaboradores, com uma abordagem mais próxima do coaching. Além disso, quando algo dá errado, o líder assume a sua parcela de responsabilidade e responde pela equipe toda, sem jogar a culpa em alguém.

Como funciona a sucessão de liderança nas empresas?

Encontrar pessoas que possam ocupar cargos de destaque nas organizações está cada vez mais difícil, principalmente quando se trata de uma empresa familiar. Os profissionais trabalham por menos tempo nas empresas, acabando com a cultura de sucessão natural que acontecia antigamente.

Além disso, é difícil identificar quem tem as características necessárias para gerenciar uma equipe com inteligência e jogo de cintura. Se levarmos em consideração a importância do papel do líder, essa sucessão tornou-se um verdadeiro desafio para as organizações.

Como desenvolver os próximos líderes?

A partir desses pontos, percebemos a necessidade de um trabalho interno para que os próximos líderes possam ser formados. Além de o profissional já conhecer a cultura organizacional, essa atitude pode ajudar na retenção dos melhores talentos. É um verdadeiro investimento a longo prazo.

Separamos 4 fatores a serem trabalhados:

1. Faça a gestão de desempenho

A melhor maneira de desenvolver os profissionais, seja para desempenharem melhor suas funções, seja para tornarem-se futuros líderes, é gerenciar a performance dessas pessoas. Acompanhe os resultados e comportamentos e passe feedbacks cuidadosos e honestos a esses funcionários. Assim, é possível trabalhar aspectos essenciais para a ocupação de cargos de alta responsabilidade.

2. Delegue responsabilidades

Procure repassar algumas tarefas para pessoas nas quais você identifica características de liderança e veja como elas se saem nesse desenvolvimento. Também é interessante dar poder de decisão sobre alguns processos. Essas práticas são como um pequeno teste para verificar como esse funcionário se sairia ao assumir esses trabalhos, além de já treiná-lo para ocupar altos cargos futuramente ou cobrir uma ausência.

3. Incentive o desenvolvimento individual

Além dos treinamentos propostos pela empresa, incentive os membros do seu time a buscarem novos cursos e especializações. Isso vale não apenas para a área que atuam, mas também para cursos de desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, entre outros.

4. Dê bons exemplos

Uma boa liderança é feita pelo exemplo. A formação de novos líderes acontece da mesma forma. Ao mostrar como é feita a gestão de pessoas, os funcionários vão aprender com você como deve ser o relacionamento com o CEO, como lidar com conflitos na equipe e como engajar as pessoas. Por mais que a teoria ajude, algumas coisas só são aprendidas no dia a dia.

Agora que você já sabe como desenvolver a liderança de equipe e preparar a formação de novos líderes, leia esse artigo no nosso blog sobre como aplicar a avaliação de perfil comportamental no recrutamento, que certamente vai ajudar nas próximas contratações.

d'hire

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