Marketplace de recrutamento: conheça 8 vantagens para sua empresa

Em um mercado em que o maior diferencial competitivo das organizações é a qualidade de seus recursos humanos, o sucesso das empresas depende de sua capacidade de atrair e contratar os melhores profissionais. Por isso, já não basta usar as ferramentas convencionais e, nesse contexto, inovações como o marketplace de recrutamento estão conquistando espaço.

Quer entender como funciona esse modelo de contratação? Esse é o tema deste post. Você vai descobrir as vantagens do marketplace de recrutamento para sua organização.

O funcionamento de um marketplace de recrutamento

Para entendermos como funciona o marketplace de recrutamento é importante fazer uma analogia com o marketplace tradicional. Ele conecta fornecedores e consumidores em um único local, atuando como uma ponte entre as partes.

Embora o recrutamento lide com pessoas, existem algumas semelhanças no marketplace de recrutamento. Ele também conecta empregadores e candidatos, e o processo começa com a publicação da vaga disponível na plataforma.

Cientes dessa necessidade, tanto os candidatos interessados no posto quanto headhunters adequados se mobilizam para preencher a vaga. A grande diferença é que, neste caso, os especialistas em recrutamento intermediam o processo e funcionam como um filtro.

Esses especialistas ou headhunters avaliam os profissionais atraídos pela plataforma e também os que eles já conhecem no mercado. Eles selecionam os candidatos mais qualificados para a vaga e apresentam à empresa apenas os perfis apropriados.

Portanto, a empresa recebe uma lista bastante reduzida de profissionais já avaliados pelos headhunters. A partir desse momento, ela dá andamento ao processo de seleção e contratação.

8 vantagens do marketplace de recrutamento

Agora que você já entendeu como o marketplace de recrutamento funciona, vamos analisar algumas vantagens deste modelo.

1. Compatibilidade entre os perfis de candidatos e vagas disponíveis

Diferentemente de um processo seletivo convencional, a empresa recebe apenas candidatos selecionados.

Headhunters especializados realizam todo o processo de filtragem, garantindo que cheguem à empresa os profissionais com conhecimento técnico, experiência e perfil comportamental adequados à vaga disponível.

2. Redução de custos

O recrutamento por meio de um processo seletivo convencional implica em custos maiores. O primeiro deles se relaciona ao fato de que o RH da empresa precisa despender grande parte de seu tempo para atender essa necessidade.

O marketplace de recrutamento especializado utiliza outra proposta. Além de poupar o tempo do RH realizando as etapas iniciais, o modelo permite que os headhunters atuantes prestem sua assessoria por um preço mais acessível, o que resulta em um excelente custo-benefício.

recrutamento especializado headhunters

3. Ganho de tempo

A captação de candidatos, a etapa de triagem de currículos e todo o processo de seleção costuma ser lento, pelo menos na maioria das empresas. Quando por pressa o RH queima etapas, existe um risco muito grande de fazer uma má contratação.

Em um marketplace de recrutamento isso não acontece. Em primeiro lugar, o RH ganha tempo porque não realiza as etapas iniciais da seleção. Além disso, a partir do momento da publicação vaga, diversos recrutadores especializados sairão “à caça” de candidatos qualificados.

Essa participação dos recrutadores é essencial para ampliar o alcance da busca e aumentar as chances de encontrar o candidato ideal em um tempo reduzido. Afinal, além dos profissionais que demonstram interesse pela plataforma, eles conhecem outros que estão atuando ou estão disponíveis no mercado.

4. Redução do turnover

O turnover é hoje uma das principais preocupação dos diretores de RH. As razões para isso são muitas, mas podem ser resumidas em um problema: rotatividade é sinônimo de prejuízo.

Quando a empresa perde um funcionário, ela terá seu fluxo normal de atividades interrompido ou prejudicado, mesmo que temporariamente. Isso sem contarmos com o fato de que, se a insatisfação já existia, é possível que a produtividade já estivesse comprometida anteriormente.

A organização precisará arcar com os custos de um novo processo de seleção e contratação, realizar todo um trabalho de adaptação do novo funcionário e aguardar até que o ritmo do contratado seja compatível com o de um colaborador mais experiente.

Mas, o problema da rotatividade começa em outra etapa: na contratação. O marketplace reduz esse problema à medida que favorece um processo mais apurado de seleção de talentos.

Isso significa que, quando a empresa encontra um candidato com um perfil profissional ideal para a função que vai desempenhar e com aderência cultural à organização, as chances de ele obter sucesso, gerar resultado e sair da companhia são muito menores.

5. Tecnologia e inovação no RH

Uma das principais vantagens da tecnologia é que, além de facilitar o dia a dia do diretor do RH, ela elimina barreiras e minimiza distâncias.

Desta forma, um candidato extremamente qualificado que dificilmente participaria do recrutamento em outra cidade ou estado pode se interessar pela vaga quando o processo de seleção é digital.

6. Expertise dos headhunters

Por mais competente que seja um diretor de RH, ele tem muitos papéis a desempenhar em uma organização. Já os headhunters têm como único foco justamente a atração e seleção de talentos.

Eles possuem expertise de anos na função, lidando não só com diferentes companhias, mas também com uma quantidade imensa de candidatos. Eles desenvolveram técnicas e até mesmo um feeling que os faz identificar características positivas e lacunas dos profissionais, além de competências essenciais para o exercício da função.

7. Liderança competitiva

Selecionar candidatos para os níveis operacional e tático já é um tremendo desafio. Porém, ele se acentua quando se fala da contratação de profissionais para o nível estratégico — os chamados C-Level.

Quando a empresa precisa realizar esse tipo de contratação, é muito importante que ela recorra a recrutadores especializados. Eles possuem uma rede de contatos e conhecem as necessidades de cada segmento de mercado, garantindo uma seleção precisa.

Desta forma, a empresa não contrata simplesmente um profissional. Ela adquire um diferencial competitivo e uma vantagem estratégica ao agregar ao seu quado um líder com as competências ideais para levá-la ao posicionamento desejado no mercado.

8. Pagamento mediante resultado

No marketplace de recrutamento a empresa só paga pelo serviço após a contratação do colaborador. Isso significa que o interesse dos recrutadores em encaminhar o candidato “perfeito” se torna ainda maior, tornando as indicações mais precisas.

Existem ainda outras vantagens que uma empresa pode obter ao aderir a um marketplace de recrutamento. Quer conhecê-las? Quer entender melhor os processos e benefícios desse modelo de contratação?

Então converse agora mesmo com os especialistas da D’hire e descubra como eles podem ajudá-lo a formar um time vitorioso. Aguardamos seu contato.

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