O surgimento do marketplace, no e-commerce, foi como uma espécie de “shopping” virtual. Nele, várias empresas oferecem produtos aos seus clientes, que os adquirirem facilmente. Com isso, o marketplace tornou-se uma plataforma na qual os consumidores encontram o que desejam.

No entanto, este conceito não se restringe apenas ao comércio virtual. Outras áreas, como o RH, investem neste mesmo princípio. Um marketplace de recrutamento especializado é uma tendência que ajuda o setor de recursos humanos a se tornar, cada vez mais, eficiente e diferenciado.

Você conhece plataformas de marketplace de recrutamento especializado? Descubra agora, como isso funciona e entenda os benefícios de adotar essa ferramenta!

Como funciona um marketplace de recrutamento especializado?

Um marketplace de recrutamento especializado objetiva contratar os talentos específicos e diferenciados para empresas com vagas disponíveis. Tudo começa com a publicação de uma vaga através da plataforma, atraindo os headhunters adequados para encontrar e avaliar os melhores profissionais, assim como também ajuda na atração das pessoas interessadas na sua vaga.

O grande diferencial é que os headhunters, ou recrutadores, intermediam esse processo entre a empresa contratante e os profissionais. Além de filtrar aqueles profissionais que se candidatam proativamente para escolher apenas os que mais se alinham à vaga oferecida, também buscam e avaliam profissionais do mercado para apresentá-los ao contratante.

Assim, a empresa recebe um shortlist com os melhores profissionais já selecionados e avaliados e dá prosseguimento à etapa de contratação.

Quais são os maiores benefícios ao adotar essa abordagem?

Transformar o processo de recrutamento e seleção, por meio de um marketplace, estabelece vantagens, em várias esferas, incluindo:

Melhora na experiência de contratação

É comum que a experiência de seleção e recrutamento de pessoas seja bem exaustiva e complexa. Porém, com o marketplace isso é ressignificado, já que a abordagem e a seleção inicial são padronizadas e objetivadas, a fim de simplificar a escolha.

Com a finalização da etapa, a satisfação também é, visivelmente, ampliada porque as chances de contratar a pessoa ideal para a vaga são maiores. Isso favorece o desempenho para ambos os lados e a integração dos contratados com a equipe, gerando mais motivação e satisfação.

Reduz os custos

A contratação de uma empresa tradicional para realizar um processo seletivo, normalmente, envolve custos muito maiores. A própria estrutura de atuação desse negócio exige um valor maior a ser pago por parte dos clientes que desejam encontrar novos talentos.

No caso do marketplace de recrutamento especializado, é possível contar com headhunters seniores por um custo muito mais em conta. A redução em relação à empresa tradicional é bastante destacável, gerando a diminuição do uso de recursos

Favorece a escalabilidade

Como bons profissionais estão espalhados por todo o país, o marketplace ajuda ao garantir a presença de headhunters em todo o território nacional, auxiliando na escolha dos melhores candidatos.

Isso é especialmente importante para negócios com diversas filiais, com planos de expansão ou que, simplesmente, precisam da tão desejada escalabilidade de processo.

Amplia a competitividade

Ter as pessoas certas dentro do negócio faz toda a diferença. Isso gera equipes mais motivadas e entrosadas, diminui a rotatividade, reduz os custos admissionais e demissionais, além dos custos de treinamento e melhora o gerenciamento de recursos humanos.

Tudo isso é possível com o uso do marketplace, levando ao aumento da competitividade, inclusive a negócios que possuem uma atuação menos estruturada. Para conhecer de perto esses benefícios, teste a plataforma de Marketplace de recrutamento especializado.

Como o marketplace e o RH estratégico se relacionam?

É importante pontuar que, o uso de um marketplace de recrutamento especializado favorece o desenvolvimento e fortalecimento de um RH estratégico. Isso tem a ver, especialmente, com o envolvimento do hiring manager desde o começo do processo. Isso integra a liderança ao processo, melhorando a seleção do candidato perfeito para cada equipe.

Tal questão ainda permite que o RH difunda a importância de cuidar das pessoas de uma organização. Com isso, o marketplace pode ajudar o RH a ser mais robusto e a difundir mais a cultura e os valores organizacionais, especialmente graças à aproximação da lideraça dos processos de RH desde a seleção de novos profissionais para suas áreas.

Quer aproveitar essas vantagens? Entre em contato com o d’hire e veja como nossa solução pode ajudar você!