A nova era do recrutamento especializado

Para conseguir atrair os melhores candidatos, várias empresas estão apostando no recrutamento especializado. Essa nova abordagem inclui uma série de técnicas e fatores que vão ajudar a encontrar o candidato ideal, que atenda às exigências técnicas e comportamentais para o cargo.

A partir disso, neste post, vamos falar sobre o recrutamento especializado e suas principais tendências. Se você se interessa por este assunto e quer saber mais, então não deixe de conferir! Continue a leitura.

O que é recrutamento especializado?

O recrutamento especializado busca o candidato ideal para preencher uma vaga, geralmente com a ajuda de pessoas com network e experiência em seleção de pessoas. Elas são capazes de identificar e contatar os profissionais que se inserem no fit cultural da empresa e podem exercer o trabalho desejado.

Essa modalidade de recrutamento surgiu da dificuldade das empresas em encontrar pessoas que realmente conseguem atender às suas expectativas, cobrindo as necessidades da vaga.

Trata-se de uma ferramenta que busca filtrar ao máximo os participantes de um processo seletivo, com o uso de diversas práticas e técnicas, a fim de escolher o profissional mais adequado

Como o recrutamento especializado pode ajudar uma empresa?

Apostar no recrutamento especializado é aumentar as chances de uma boa contratação, o que impacta em diversos aspectos da empresa. Há a queda do índice de turnover e um maior engajamento, consequentemente afetando a produtividade e melhorando os resultados e lucros. A qualidade dos produtos ou serviços prestados também sofre um impacto positivo

O clima organizacional é afetado positivamente, afinal, quando os empregados estão motivados, gostam do que fazem e têm um bom relacionamento com os colegas, o ambiente laboral torna-se muito mais prazeroso.

A marca empregadora também é beneficiada. Conseguindo escolher as pessoas certas para contratar, a empresa tem um retorno melhor dos funcionários e um bom fluxo de trabalho, o que reflete nas dinâmicas corporativas internas.

Quais são as principais tendências de recrutamento especializado?

O mercado de Recursos Humanos (RH) passa por mudanças, e novas tendências surgem dentro do recrutamento especializado. Destacamos as principais a seguir.

recrutamento especializado headhunters

Marketplace de recrutamento

O conceito de marketplace não fica limitado apenas ao varejo. O processo de recrutamento também usa esse princípio, no qual até 5 profissionais especializados buscam o melhor candidato para preencher a vaga. Esses selecionadores têm network e expertise necessários para fazer o trabalho, e o cliente só paga quando a contratação for feita.

Contar com a ajuda desses headhunters desocupa o RH da empresa, garante uma contratação mais eficiente e ainda proporciona redução nos custos.

Aplicação de testes comportamentais

Cada vez mais a adequação comportamental do profissional à empresa é valorizada. Isso se explica pelo fato de que boa parte das demissões ocorre porque os funcionários não se adaptaram ao ritmo da companhia, não conseguiram construir uma boa rede de relacionamentos ou ainda não têm características necessárias para o exercício da função, como senso de liderança, por exemplo.

A aplicação de testes psicológicos para identificar tendências de comportamento é uma realidade cada vez mais presente nos processos de seleção. Essa prática, além de aumentar a retenção, ajuda a preservar a cultura organizacional.

Automatização e uso da tecnologia

O uso de softwares para ajudar no recrutamento tem crescido nos últimos anos. Trata-se de uma solução para melhorar a gestão desse trabalho, otimizando o tempo e eliminando etapas trabalhosas e burocráticas.

A acessibilidade às informações é outro aspecto favorecido pelo uso da tecnologia. O controle da seleção à distância, por meio de dispositivos móveis, é uma tendência crescente no RH e que permite um acompanhamento mais próximo e maior agilidade durante a escolha do próximo contratado.

As avaliações online também são possíveis com o uso da tecnologia, fazendo uma triagem inicial dos candidatos e diminuindo o número de pessoas que serão entrevistadas. Essa etapa diminui os custos para a empresa e proporciona uma escolha mais direcionada ao objetivo da vaga.

Contratação cega

Na tentativa de diminuir qualquer pré-julgamento durante o processo seletivo, a contratação cega vem crescendo em empresas europeias e marcando espaço no Brasil. Trata-se de uma triagem na qual informações que identifiquem gênero, raça ou orientação sexual são omitidas.

Nessa modalidade, também há a aplicação de testes que avaliem a capacidade do candidato de resolver um problema relacionado ao trabalho. Assim, os selecionadores se concentram apenas na capacidade profissional da pessoa, sendo que os demais fatores que podem influenciar a seleção, mesmo que inconscientemente, são omitidos para garantir um processo mais justo.

Recrutamento ativo

Em outros tempos, a empresa abria o anúncio de vaga e aguardava o recebimento dos currículos dos interessados. Essa dinâmica mudou, graças ao impacto provocado pela internet e redes sociais.

Hoje, é normal que os selecionadores busquem os profissionais que se encaixam nas exigências da empresa e os convidem para uma entrevista, oferecendo o cargo. Essa prática garante um controle maior da organização na escolha do futuro funcionário e abre um leque muito maior de opções.

Essa busca também é favorecida pelo networking, tanto com outros profissionais de recrutamento como com antigos colegas de trabalho.

Força de trabalho remota

Outro aspecto favorecido pela internet é a possibilidade da prestação de serviços fora da empresa. Não é raro encontrarmos pessoas que trabalham em sistema home office ou que prestam serviço à distância, tendência que deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Esse aspecto abre novos espaços de contratação para as empresas, que podem contar com o trabalho de pessoas que moram em outras cidades ou até mesmo países.

Com a facilidade de comunicação atual, fica muito mais fácil a troca de informações e até mesmo o controle de resultados. Isso gera benefícios para a empresa, que vai ter um gasto menor com infraestrutura e pode contar com um leque muito mais amplo de profissionais, quebrando as limitações impostas pela distância.

O uso de recrutamento especializado eleva muito o nível das contratações. Conhecendo as principais tendências do setor, você pode planejar novos métodos de seleção e aprimorar os processos atuais, conseguindo escolher os funcionários mais indicados para a função a custos menores.

Na d’hire, contamos com os melhores headhunters do mercado, que vão conseguir fazer boas contratações a custos reduzidos para a sua empresa. Também oferecemos a gestão à distância, dando um maior controle do processo e alinhada às tendências atuais. Entre em contato conosco e saiba como podemos melhorar os processos seletivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *