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O Guia definitivo para não errar em seu processo de recrutamento

Ter um processo de recrutamento bem-sucedido, assertivo e ágil é o desejo de todo departamento de recursos humanos e recrutadores. Depois de centenas de processos de recrutamento realizados no d’hire, nos sentimos na obrigação de compartilhar com você as dez ações que mais fizeram os processos de recrutamento serem e não serem bem-sucedidos na plataforma.

Confira abaixo o que você deve e o que não deve fazer em um processo seletivo no d’hire:

O QUE FAZER

– Detalhar e aprofundar as informações inseridas na descrição do perfil do candidato;

– Envolver o Hiring Manager no alinhamento do perfil, de modo que o mesmo esteja muito bem definido sem grandes alterações ao longo do processo;

– Engajar o RH e o Hiring Manager no fórum e feedbacks ao longo da jornada do processo. Ter muito bem definido um ponto focal para esta interação com a plataforma é essencial para o sucesso do processo;

– Agilidade na análise dos perfis recebidos, de modo que os próprios Talent Specialists possam ter a certeza de que estão no caminho certo;

– Uma vez escolhido o candidato mais aderente ao perfil, a agilização da oferta para o mesmo evita o desengajamento do mesmo e amplia as chances de finalização bem-sucedida do processo.

O QUE NÃO FAZER

– Apostar em ações offline (dependência dos Key Accounts para envio de Relatórios de Candidatos ou contatos por telefone para assuntos gerais com os próprios KA´s, por exemplo) ao longo da jornada do processo, pois as mesmas provocam perda de agilidade e potencial desengajamento dos TS´s;

– Falta de feedbacks sobre os candidatos recebidos ou perguntas realizadas pelos TS´s no fórum da posição;

– Objetivo de receber candidatos “apenas” para comparar com candidatos de outras fontes. É sempre importante ressaltar que diferentemente das plataformas de job boards, no d’hire temos 5 recrutadores especializados dedicados à busca e avaliação de candidatos;

– Mudança recorrente do perfil da posição ao longo do processo, pois gera ruído no entendimento dos TS´s e exposição dos próprios junto aos candidatos;

– Dependência do Key Account ou TS´s para agendamento de entrevistas (ressaltando que ao clicar em “Quero Entrevistar”, o cliente tem acesso a todos as formas de contato dos candidatos).

 

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