O que é People Analytics e como melhorar a gestão de RH da sua empresa?

O People Analytics trabalha com a análise automatizada de dados, possibilitando o aprimoramento da gestão de pessoas. Com isso, a empresa passa a ter subsídio para tomar decisões de forma mais estratégica.

Por meio dessa ferramenta, é possível identificar as necessidades e os anseios dos colaboradores, e, a partir disso, criar estratégias para aumentar o engajamento e a produtividade da equipe. É uma maneira inteligente de demonstrar a preocupação da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Quer saber como utilizar o People Analytics para alavancar os resultados da sua organização? Neste artigo, você poderá conferir como ele é importante e como implantá-lo para aperfeiçoar a gestão de pessoas na sua instituição.

O que é o People Analytics?

É o processo de coleta, estruturação e análise de dados dos funcionários de uma organização. Esses dados são coletados a partir de diversas fontes, como questionários de avaliação de competências, controle de atividades e metas — conjunto conhecido como Big Data.

Entretanto, o People Analytics não se constitui apenas de dados. Trata-se de uma série de estratégias utilizadas pelas empresas para diagnosticar, definir e identificar as características profissionais de colaboradores e, até mesmo, para recrutar novos talentos.

Ele possibilita que a empresa tenha um novo olhar sobre os colaboradores, passando a enxergar suas habilidades, medos, dores, anseios e necessidades.

Qual é a sua função?

É uma maneira prática e altamente eficaz para alavancar os resultados de uma empresa, uma vez que permite a identificação de problemas e a estruturação de soluções.

Na área de recrutamento, por exemplo, ele serve para cruzar e analisar uma série de informações fornecidas por um candidato. O recrutador consegue traçar um perfil e analisar, assertivamente, se o candidato está alinhado ou não às necessidades da empresa.

Dentro do ambiente organizacional, o People Analytics é o melhor recurso de aperfeiçoamento de equipes, pois possibilita o mapeamento comportamental dos colaboradores, bem como das condições do ambiente de trabalho.

Quais são as vantagens?

Há diversas vantagens para a utilização do People Analytics. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:

 

  • otimização da gestão de pessoas;
  • agilidade nos processos de recrutamento e seleção;
  • retenção de talentos;
  • redução de turnover;
  • aumento da produtividade;
  • motivação e bem-estar dos colaboradores;
  • redução de custos;

Como implementar?

Para implantá-lo em sua empresa, você pode começar identificando e explorando as informações que já possui, como planilhas ou relatórios emitidos pelo sistema de gestão de pessoas.

Mas, caso não tenha essas informações, não desanime! Atualmente, existem sistemas de RH que auxiliam na obtenção, estruturação e análise desses dados. Existem, ainda, algumas soluções que oferecem a avaliação técnica, comportamental e cultural dos candidatos.

O People Analytics trabalha com a premissa de que pequenas mudanças causam grande impacto. Contudo, os resultados precisam ser compartilhados com todos para que as ideias sejam, realmente, transformadas em ação. Além disso, é preciso definir métricas para mensurar os resultados.

Gostou desse artigo? Confira, então, como a integração do novo RH e do Design Thinking pode ser benéfica para a sua empresa.

recrutamento especializado headhunters

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *