Quem conhece o trabalho destes profissionais, já sabe que headhunters são especializados em selecionar os melhores candidatos para disputar uma determinada vaga. Por outro lado, o que poucos sabem é como eles identificam um bom profissional e o que valorizam.

Um headhunter eficiente, de fato, consegue perceber e avaliar características necessárias para um bom candidato, que pode se tornar um profissional valioso para a empresa. As qualidades exigidas para formar um time de sucesso vão além de capacidades técnicas e habilidades sociais de cada indivíduo, é preciso ter algo mais.

O que forma um profissional de sucesso?

De acordo com os mais famosos headhunters e palestrantes do Brasil, é preciso ter três principais elementos principais para se tornar um profissional de grande sucesso. Vamos a eles:

Atitude

Para ter sucesso na carreira, é imprescindível ter atitude. Com o termo “atitude”, os headhunters se referem às coisas que não podem ser aprendidas ou ensinadas. Também não se trata de como o profissional se comporta.

Atitude, neste caso, está relacionada a fatores internos, como a maneira de encarar as pessoas e os negócios. Essa característica é essencial para aproveitar o melhor de cada situação, com positividade e proatividade.

Competência

Competência, nesse sentido, é tudo aquilo que pode ser aprendido, ensinado e melhorado com o tempo. Apesar do significado, não se trata de conhecimento técnico e específico. Competências sociais como se comunicar bem, saber ocupar posições de liderança e fortalecer sua empatia são exemplos perfeitos dessa qualidade.

Até mesmo a capacidade de estimular a motivação interna e obstinação pode ser considerada uma competência, já que é essencial estimular sua energia interna para alcançar o sucesso profissional.

Insatisfação sadia

Não adianta se conformar em atingir metas e não se preocupar em estar sempre se aprimorando. A busca por novos desafios é fundamental para um profissional alcançar cada vez mais, atingindo melhorias constantes. Para isso, é preciso querer fazer sempre melhor do que já foi feito.

Alcançando o equilíbrio

Para atingir o sucesso em sua carreira, é essencial que o profissional saiba lidar com imprevistos de maneira madura e centrada.

Dessa forma, o equilíbrio, ou inteligência emocional, é uma característica extremamente valorizada dentre os headhunters. Conseguir gerir e lidar com as emoções é algo determinante para manter-se produtivo durante crises econômicas e pessoais.

Rotina saudável

Além disso, o equilíbrio também deve ser refletivo no dia a dia da pessoa. Ao distribuir bem seu tempo, você não desperdiça várias horas todo dia e respeita as suas necessidades pessoais. Com o tempo dividido entre três prioridades, e não focando mais em trabalho, é possível produzir mais.

O dia, nesse caso, é dividido igualmente em trabalho, descanso e lazer. É importante que durante as oito horas de trabalho não haja nenhuma distração como o uso de redes sociais ou conversas. Da mesma forma que, durante os momentos de lazer, não haja distrações com tarefas relacionadas ao trabalho.

Essas são algumas lições preciosas que podem ser aprendidas com headhunters. Gostou do artigo? Interessou pelo trabalho dos headhunters? Entre em contato com a gente e esclareça suas dúvidas!