Ficar ansioso antes de algum evento importante é normal, mas quando esse sentimento começa a afetar o nosso comportamento, isso pode ser um problema – sobretudo quando se trata de entrevistas de emprego.

Para te ajudar a passar bem por um processo seletivo sem sofrer com a ansiedade na entrevista de emprego, preparamos o artigo de hoje com 5 dicas que vão te ajudar a controlar essa sensação. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

1. Mude sua perspectiva

Durante a entrevista, é essencial que você tenha em mente que não é somente o candidato que é posto à prova, o processo seletivo é uma via de mão dupla. Essa mudança de perspectiva por si só já ajuda a perceber a entrevista como algo menos intimidador.

Ao invés de deixar a ansiedade tomar conta, foque em utilizar essa oportunidade para entender melhor a descrição da vaga, tirar dúvidas, avaliar o perfil da empresa e sua cultura organizacional, sua localização, tudo para entender se a vaga oferecida vale a pena para você.

2. Controle a respiração

Durante o pico de ansiedade, nossa respiração fica mais acelerada, o que dificulta a oxigenação do cérebro e causa uma sensação desconfortável, que pode aumentar o estresse em um nível que atrapalha o desempenho. Além, é claro, de passar insegurança para o recrutador.

Para evitar esse efeito durante a entrevista de emprego, é importante que você conheça alguns exercícios de controle da respiração. A boa notícia é que existem vários tipos de exercícios espalhados pela internet, em artigos, tutoriais e até gifs, é só escolher.

3. Prepare-se

Nada mais eficiente para reduzir a ansiedade do que aumentar sua autoconfiança antes da entrevista, e isso pode ser feito por meio de uma boa preparação.

Releia seu currículo para ter as informações frescas em sua mente, ensaie o que vai falar, antecipe-se às possíveis perguntas. E mais importante, tente dormir bem e comer algo leve antes de sair de casa, afinal, passar por um processo seletivo com fome ou sono pode aumentar o estresse ou demonstrar despreparo!

4. Relaxe e evite a ansiedade

Pode parecer uma dica boba, mas acredite, é de extrema importância que você tente relaxar durante a entrevista. Pense consigo: o que de pior poderia acontecer? Certamente a realidade é bem mais amena do que o medo nos faz parecer que é!

Ouça músicas que te relaxem quando estiver a caminho do local da entrevista, ou ligue e converse com um amigo próximo, se for preciso. Seja como for, tente afastar pensamentos negativos, e vá consciente de que o resultado não depende só de você, mas que sua positividade conta pontos positivos na decisão.

5. Chegue cedo

Entrevistas de emprego por si só já são capazes de deixar as pessoas ansiosas. Adicione a isso o fator trânsito + atraso e você terá a equação perfeita para a ansiedade na entrevista de emprego.

Pensando nisso, é importante que você chegue com a antecedência necessária no local designado. Separe suas roupas no dia anterior, acorde cedo e verifique como vai o trânsito na rota que você escolheu seguir. A pontualidade não causa somente uma boa impressão, mas te dá tempo de se acostumar com o local e relaxar antes que a entrevista comece.

Seguindo as dicas que passamos e tendo uma boa dose de autoconfiança, você certamente terá uma boa experiência durante a entrevista de emprego. Se você conhece mais alguma dica bacana para controlar a ansiedade, não deixe de compartilhar aqui com a gente o seu comentário!