Por que a economia compartilhada é importante na gestão de empresas?

Você já ouviu falar sobre economia compartilhada? Essa nova modalidade de negócios vem se popularizando nos últimos anos e se mostra como uma promissora oportunidade tanto para novos empreendedores quanto para empresas que já estão atuando no mercado.

Neste post, vamos te contar o que é a economia compartilhada e mostrar como ela pode fazer a diferença na gestão de empresas. Ficou curioso? Então continue lendo!

O que é a economia compartilhada?

A economia compartilhada é um modelo econômico e social onde os atores envolvidos em uma negociação comercial podem adquirir, ao mesmo tempo, as funções de fornecedor e consumidor. Nesse modelo, cada produto é oferecido, também, como um serviço.

Para que essa explicação fique mais clara, vamos usar um exemplo real: o Airbnb é uma plataforma onde pessoas comuns podem alugar os seus próprios imóveis temporariamente ociosos (ou cômodos do imóvel, como um quarto) por um período determinado para interessados.

Toda a negociação é feita diretamente entre as partes, sendo que o Airbnb funciona simplesmente como uma plataforma que facilita esses encontros. Esse exemplo mostra uma das vantagens desse tipo de economia: a eliminação de intermediários.

Como a economia compartilhada melhora a gestão de empresas?

No último tópico, demos um exemplo simples de economia compartilhada voltada para pessoas físicas. No entanto, também existem iniciativas de economia colaborativa voltadas para o atendimento das necessidades das empresas.

Essas soluções tendem a ser mais baratas e ágeis do que as alternativas tradicionais, justamente por transformarem a capilaridade e conectividade da internet em um fator decisivo na relação entre fornecedores e empresa. A seguir, vamos te mostrar como os serviços colaborativos podem melhorar a gestão de empresas.

Otimize sua logística

Manter grandes frotas para entregas ou transporte de materiais entre unidades é sempre uma ação que exige recursos, manutenção constante dos caminhões, treinamento de pessoal, etc. Além disso, o aluguel simples de um automóvel para esse tipo de entrega não é barato.

Felizmente, existem aplicativos que unem empresas diferentes com um único objetivo: compartilhar cargas. Assim, se uma empresa produtora de cortinas precisa entregar uma demanda na mesma localidade da entrega de uma loja de videogames, elas podem encontrar um caminhoneiro que fará o trajeto escolhido com espaço suficiente para as duas cargas.

Melhore seu recrutamento

Encontrar o profissional certo para aquela vaga que você deixou em aberto não é uma tarefa fácil: é preciso coletar currículos e entrevistar um grande número de candidatos para selecionar aquele que realmente se encaixa no perfil da empresa.

No entanto, é possível utilizar uma plataforma baseada em economia compartilhada para agilizar o recrutamento e anunciar uma vaga que será analisada por especialistas. Esses headhunters, então, poderão enviar os profissionais mais alinhados com determinada oportunidade.

O grande diferencial do serviço tradicional é que os headhunters fazem parte de uma comunidade e só atuam nos casos em que são realmente especialistas. Eles têm a tarefa de buscar e avaliar os melhores profissionais para as vagas. Além disso, a sua remuneração acontece não só em uma contratação, mas também se tiverem um bom desempenho. O compartilhamento não se restringe apenas a parte financeira, mas também em informação, networking, aprendizado e por aí vai. Assim, empresa, candidato e headhunter saem ganhando.

recrutamento especializado headhunters

Compartilhe espaço

Manter um espaço físico para sua empresa gera despesas consideráveis: aluguel, IPTU, contas de água e luz… Para pequenos negócios ou profissionais liberais, portanto, o próprio espaço pode ser um empecilho para o sucesso do negócio.

É por isso que existe uma aposta crescente em escritórios compartilhados. Além da iniciativa trazer a redução de despesas, ainda aproxima profissionais e empresas de diferentes áreas de atuação, criando um ambiente propício para a troca de ideias, experiência e contatos.

Conheça o primeiro marketplace de recrutamento do Brasil: CLIQUE AQUI

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *