Prepare-se para os diferentes tipos de entrevistas de emprego

O sucesso que o candidato terá em uma entrevista de emprego depende, além da qualidade do currículo, também do comportamento do selecionado durante a entrevista. Isso pode ser confuso, já que existem vários tipos de entrevistas de emprego diferentes e cada uma delas requer um comportamento específico.

Para ajudar você a identificar cada tipo de entrevista e a se sair o melhor possível em mais esse desafio, preparamos esse post com dicas incríveis. Ficou interessado? Confira!

Entrevista técnica

Talvez esse seja o tipo de entrevista mais conhecido e aplicado pelas empresas, sobretudo na fase da triagem de candidatos. Basicamente, a entrevista técnica é aquela em que as informações expostas no currículo são checadas e exploradas.

Para isso, o recrutador faz perguntas sobre as experiências anteriores, o nível acadêmico, as habilidades e os cursos complementares. É comum que o entrevistador também queira saber dos hábitos, se o local do emprego é acessível, entre outras questões.

É interessante salientar que cargos diferentes requerem características diferentes, portanto, procure ser honesto tanto no currículo quanto na entrevista, pois nessa fase não há resposta certa ou errada.

Entrevista de comportamento

Geralmente posterior à entrevista técnica, a entrevista de comportamento é feita quando o recrutador já está certo de que o candidato possui as características técnicas necessárias para desempenhar determinada função dentro da empresa.

O foco agora é analisar se o perfil comportamental do entrevistado condiz com a cultura organizacional da empresa, isto é, se os ideais do candidato são os mesmos ideais que a empresa defende.

Entrevista por competências dhire headhunter

Esse pode até parecer um aspecto irrelevante de se observar para algumas pessoas, mas, acredite, muitos conflitos são evitados quando esse ponto está alinhado entre empresa e equipe.

Entrevista de grupo

Dentre os tipos de entrevistas de emprego existentes, a de grupo é, talvez, uma das mais valorizadas, já que muitos recrutadores consideram essa uma pequena amostra de como o colaborador se comporta em equipe e como ele afetará o clima organizacional da empresa caso seja contratado.

Nesse tipo de entrevista, geralmente, o recrutador incita debates ou propõe atividades em grupo e age apenas como mediador, mais preocupado em observar como cada um se sai nas relações interpessoais.

É importante evitar a timidez e o individualismo, focando no que foi proposto e respeitando os outros entrevistados.

Entrevista de estresse

A entrevista de estresse pode ser realizada de dois modos: agressiva ou silenciosamente. O modo agressivo é aquele em que o recrutador basicamente “bombardeia” o candidato com perguntas, exercendo certa pressão sobre ele e tentando fazer com que o candidato se contradiga.

Já o modo silencioso consiste em fazer perguntas ao candidato e dar a ele bastante tempo para desenvolver as respostas, sempre o encarando em longas pausas.

Os dois modos têm o intuito de analisar como o candidato se comporta sob pressão e em situações desconfortáveis. Se mesmo em um ambiente opressivo ele for capaz de fornecer respostas coerentes e demonstrar segurança, certamente o recrutador o considerará uma boa escolha.

Agora que você conhece os tipos de entrevistas de emprego, acha que se sairia bem em todas elas? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *