Os meios de comunicação sempre afetaram a forma como fazemos negócios. Há poucos anos, havia uma limitação no quão longe um profissional poderia ficar do seu negócio. Mas, com o recrutamento online, já é possível expandir mais rapidamente a atuação de uma empresa.

Como o nome diz, trata-se de um trabalho de busca e/ou recebimento de novos candidatos através da internet. O processo pode ser parcialmente virtual, levando a uma visita do novo colaborador à empresa, ou totalmente virtual, usando outros meios de comunicação online.

Para entender melhor como esse método pode beneficiar um negócio, trouxemos aqui 4 vantagens do recrutamento online. Vamos lá?

1. Mais controle de vagas e candidatos

Manter um registro consistente das vagas em aberto, que já foram preenchidas e que estão em processo de seleção pode ser mais desafiador do que aparenta. Há muita documentação para ser organizada, como currículos, especificações das vagas, entre outros. Sem um sistema de apoio, essa tarefa é mais complicada.

Ao fazer o mesmo no ambiente virtual, é possível usar ferramentas de busca, arquivar currículos com base em um padrão, entre outras coisas que aceleram o processo. Se antes seria necessário ler dezenas de páginas para filtrar os candidatos mais adequados, agora é possível listar imediatamente aqueles que possuem uma competência específica, como inglês fluente ou formação em engenharia.

2. Alcance ampliado

Muitos negócios já expandiram sua atuação para o mundo inteiro — inclusive, alguns nem possuem um local físico para a empresa, trabalhando totalmente no meio virtual. Para esses, o recrutamento online não é apenas um bônus, mas também o meio padrão de obter novos colaboradores.

Mesmo que você não tenha adotado esse modelo, talvez precise contratar pessoas ao redor do mundo para trabalhar em projetos específicos ou guiar a atuação da sua empresa em outro país, certo? Nesses casos, buscar novos profissionais através da internet será um grande facilitador.

3. Integração com várias outras fontes de informação

Como você já deve saber, o mundo virtual é criado com base na conexão de informações. Se o seu nome está lá, então é possível buscar quase todos os registros que você possui de maneira rápida e fácil.

Da mesma forma, sua empresa pode buscar outras informações que os candidatos podem não ter colocado no currículo: pequenos projetos, registros e atitudes que podem ou não estar de acordo com a filosofia da empresa.

4. Fácil atualização do banco de dados

Além de facilitar o processo de aquisição de informações, o recrutamento online também melhora a eficiência do registro e da classificação desses candidatos em um banco de dados.

Como os dados estão digitalizados, basta importá-los e aplicar os marcadores da empresa para organizá-los. Isso evita a perda de informações importantes, além de contribuir para o processo de busca por candidatos.

Agora que você já entendeu as vantagens do recrutamento online, é hora de começar a modernizar seu setor de RH. Quer se aprofundar mais no tema? Que tal saber mais sobre marketplace de recrutamento especializado?