Seja uma grande, média ou pequena empresa, todas elas buscam mais do que profissionais qualificados: os gestores desejam ter profissionais preparados para as rotinas de trabalho, que sejam capazes de enfrentar os desafios e melhorar os resultados diariamente.

Isso faz com que os processos seletivos se mostrem mais exigentes, pois nem todo profissional com qualificação apresenta as outras características necessárias para conquistar uma determinada vaga de emprego.

Na hora da entrevista de emprego, os recrutadores têm uma forte missão: encontrar o candidato perfeito para a vaga em análise. Algumas características desse novo futuro colaborador são imprescindíveis para a organização. Conheça algumas delas:

Boa capacidade de comunicação

O adequado processo comunicacional é essencial em qualquer setor de uma empresa. Na sua ausência, as coisas não andam, os ruídos da comunicação e os retrabalhos se assomam. Todos os colaboradores devem trabalhar em conjunto para que a empresa supere metas e melhorem os resultados do mês anterior.

Muitas pessoas possuem dificuldade em se comunicar, seja com o chefe, com superiores ou até mesmo com outros funcionários. Ter essa capacidade é um ponto que faz toda a diferença: ser mais comunicativo certamente ajudará a conquistar a vaga de emprego.

Pessoas com tal característica são capazes de expor opiniões e auxiliar a encontrar as melhores soluções para os problemas. Elas facilitam os contatos dentro da empresa.

Espírito de liderança

São cada vez mais desejáveis os colaboradores que façam parte do time e procurem sempre melhorar o desempenho da organização. O espírito de liderança significa que o candidato é proativo e aberto para resolver problemas tomando a frente nas tarefas. Ou seja, ele questiona e procura formas de otimizar os processos.

Ser líder também proporciona novas oportunidades, tanto para o profissional quanto para a empresa. Pessoas com tal predicado costumam elaborar soluções, em vez de empecilhos, para as demandas. O que significa um melhor fluxo de trabalhos e resultados positivos.

Perfil analítico

Pessoas com o perfil analítico naturalmente possuem a capacidade de averiguar melhor fatos e rotinas, o que possibilita a visualização de novos caminhos e prováveis soluções.

Os candidatos que possuem essa característica também são aptos a tomar decisões melhores, desde as mais simples até as mais complexas.

Isso otimiza o tempo e melhora o desempenho na rotina de trabalho de toda a equipe. O perfil analítico também faz parte das características de um líder.

Criatividade e inovação

Criatividade e inovação são aspectos que fazem toda a diferença na hora de definir um novo colaborador para a empresa. Elas permitem enxergar situações de outro ângulo, abrindo portas para novos caminhos e oportunidades.

Muitos recrutadores procuram testar os candidatos durante a entrevista de emprego, analisando seus comportamentos diante de algumas situações já vivenciadas pelo profissional. Sejam situações que constituam problemas individuais ou demandas em equipe.

Grande capacidade de se atualizar

Todos os setores sofrem modificações todos os anos, algumas baseadas em novas pesquisas com matéria-prima e formas de se comunicar com os clientes, outras com foco nas alterações do perfil de seu público-alvo.

Um bom colaborador não pode pensar apenas “dentro da caixa”: é fundamental fugir do tradicionalismo e se atualizar constantemente.

Currículos atualizados, que constem cursos recentes, indicam que o candidato se preocupa em potencializar seu desempenho profissional. Mas, uma vez dentro da empresa, essa atualização precisa continuar, seja ela por meio de treinamentos oferecidos pela empresa ou por iniciativa do próprio profissional.

Os processos seletivos precisam ser realizados com calma e por profissionais habilitados. Isso permite que a empresa encontre sempre bons candidatos, que oferecerão muito mais para a organização e a equipe de trabalho.

E você? O que leva em consideração na hora de contratar alguém? Conta para a gente nos comentários!