Saiba como otimizar a contratação para empresas de cidades do interior

As empresas de cidades do interior podem encontrar dificuldades no recrutamento de bons profissionais — especialmente quando ficam restritas à contratação de pessoas da redondeza.

A distância dos grandes centros requer uma gestão de RH eficiente para que os processos seletivos atraiam candidatos qualificados para os cargos.

Como todo processo para a contratação de um novo funcionário, essa etapa também é trabalhosa e demanda muita atenção para que a seleção seja priorizada e gere bons retornos para a empresa.

Continue a leitura deste post e descubra como otimizar a contratação para empresas de cidades do interior!

Invista no RH da sua empresa

É muito importante sair do básico e não ter medo de investir no setor de recursos humanos da empresa. O RH não deve ser encarado como uma despesa, pois esse é o setor responsável pelas estratégias da gestão do capital humano e funciona como a porta de entrada para os novos talentos.

Sendo assim, mantenha o pessoal treinado e integrado à empresa. Não apenas pelo custo que envolve a demissão e a contratação de um novo funcionário, mas pela importância dessa conexão para que o setor tenha um melhor desempenho.

Também é importante facilitar o trabalho do RH. Invista em tecnologia, como softwares especializados. Os processos precisam estar alinhados à sua cultura organizacional. Com um bom sistema, as decisões ficam interligadas e os resultados podem ser medidos mais facilmente.

Inove nos sistemas de recrutamento

Empresas de cidades do interior não devem permanecer “congeladas” no modelo tradicional de seleção de candidatos. Para atrair profissionais qualificados para as oportunidades que oferecidas, é preciso mostrar ao mercado que se trata de uma empresa atualizada. Sistemas inovadores são diferenciais competitivos em comparação às demais empresas.

Utilize ferramentas online que ajudem na solução de problemas de contratação. Um marketplace virtual pode otimizar incrivelmente o processo de contratações e fazer com que elas sejam adequadas. Essa ferramenta abriga um grande banco de dados com os melhores candidatos, o que torna mais fácil direcioná-los às vagas de forma dinâmica e acertada.

Os aplicativos de combinação de vagas são ideais para a otimização de um processo seletivo. Eles mostram aos profissionais apenas as oportunidades que se encaixam em seu perfil. Ou seja, é possível atrair e encantá-los com os cargos que a empresa oferece, sem que a distância ou sua localização seja um empecilho.

recrutamento especializado headhunters

Faça as entrevistas iniciais com o uso de vídeo

Considerando o deslocamento como um fator nada atraente para candidatos que estão em cidades mais distantes, os gestores das empresas de cidades do interior devem pensar em soluções não presenciais para as primeiras etapas do seu processo seletivo.

Uma boa solução é viabilizar as entrevistas por meio de videochamadas. Dessa forma é possível atrair talentos que estejam em outras regiões, ampliando o leque de candidatos qualificados para as suas vagas.

Por meio das entrevistas por vídeo o candidato pode participar do processo sem precisar se deslocar até a cidade em questão, tendo que fazer isso apenas nas etapas finais do processo — de modo que a seleção dos candidatos mais aptos a preencher a vaga possa ter posteriormente uma entrevista ou fase presencial.

O vídeo é uma solução econômica, que permite uma triagem ampla e mais moderna do que apenas a análise de currículos, garantindo a comodidade tanto dos recrutadores quanto dos candidatos. O uso do vídeo possibilita analisar as peculiaridades que o currículo ou uma conversa pelo telefone não mostram, como a postura e a facilidade de comunicação.

Gostou de saber como otimizar a contratação para empresas de cidades do interior? Então entre em contato conoscopara conhecer as nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *