Sistema de contratação: como inovar no processo seletivo?

O processo seletivo exige um sistema de contratação bem estruturado. Afinal, é necessário atrair as pessoas certas, desenvolver métodos de seleção e escolher o melhor profissional para cada vaga. Isso garante a eficiência, mas, ao mesmo tempo, é uma tarefa muito padronizada.

Como inovar é preciso, vale a pena buscar formas de agir diferente sobre esse sistema — e sem perder resultados, é claro. Quer saber como isso é possível? Continue lendo e veja no post de hoje como inovar no processo seletivo!

Alinhe o sistema de contratação à cultura empresarial

Se você deseja fazer contratações mais efetivas e com um sistema diferenciado, vale buscar o alinhamento entre essa parte e a cultura organizacional.

O principal objetivo dessa abordagem é garantir uma total integração estratégica, de modo que os colaboradores sejam, efetivamente, as melhores escolhas para cada função.

Isso significa que, desde o começo, é fundamental estabelecer o que é importante para o negócio, inclusive do ponto de vista de características subjetivas. Fazer uma avaliação de perfil comportamental, por exemplo, é uma forma de identificar se cada pessoa está alinhada aos propósitos específicos da organização.

Esse alinhamento não apenas traz inovação, mas contribui para que haja maior retenção de talentos, melhorando os resultados.

Faça a entrevista inicial por videoconferência

Tradicionalmente, o processo seletivo inclui uma triagem prévia de currículos e, logo em seguida, há a convocação dos candidatos para entrevistas presenciais.

Além de isso gerar muitas faltas — inclusive de candidatos que poderiam ser muito mais adequados —, também há um aumento dos custos.

Por isso, uma forma de mudar o sistema de contratação é realizando a entrevista inicial por videoconferência. Essa é uma maneira menos impessoal do que falar por e-mail ou telefone, mas não exige deslocamento do candidato ou estrutura da empresa.

Assim, é possível ter maior participação dos candidatos, sem aumentar os custos e favorecendo a escolha do melhor profissional.

Invista em simulações do ambiente de trabalho

Mesmo com técnicas refinadas, um candidato pode mentir durante o processo e transmitir uma imagem que não corresponde à realidade.

Na hora de atuar dentro da empresa, a contratação se torna menos eficaz porque ele não conseguirá desempenhar corretamente as tarefas.

Para lidar com isso, o melhor é investir em simulações do ambiente de trabalho. Os Business Games, por exemplo, colocam os candidatos na posição de líderes e decisores, testando sua capacidade de saída de diversas situações.

Já o Work Sample cria simulações do que acontecerá em cada função específica. Além de isso dar maior visibilidade aos candidatos sobre o que terão que fazer, ainda ajuda na avaliação de quem é o mais indicado para cada função.

Adote um marketplace de recrutamento especializado

É bastante comum que a empresa tome as rédeas para a contratação de pessoas em um processo seletivo. Porém, é crescente a dificuldade em encontrar bons profissionais e tomar as melhores decisões — especialmente se o setor estiver sobrecarregado.

recrutamento especializado headhunters

Uma forma de mudar o panorama é investindo em um marketplace de recrutamento especializado. Quem quer contratar, consegue se conectar com headhunters capacitados, favorecendo a escolha de pessoas.

Com um grande banco de dados e com os melhores candidatos, a tarefa fica mais simples, dinâmica e atualizada.

Teste a plataforma de Marketplace de recrutamento.

Ao adotar essas práticas, será possível mudar o sistema de contratação de uma maneira bastante efetiva, sem perdas para os resultados. Além de economizar tempo e recursos, você estará no topo das ideias sobre como inovar no processo seletivo!

Para que tudo dê certo, é fundamental entender tudo o que envolve a atividade de seleção. Por isso, veja 4 perguntas e respostas sobre a etapa de seleção e descubra como mudar esse panorama!

d'hire

Marketplace de Recrutamento Especializado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *