Veja 5 dicas para fortalecer a cultura organizacional de sua empresa

Você entende qual é a importância de fortalecer a cultura organizacional? Pois saiba que existem diversos motivos para investir em ações que façam os colaboradores “vestirem a camisa” da empresa.

Diminuição do turnover, aumento da produtividade, fortalecimento da marca, melhoria no clima organizacional e menor absenteísmo são alguns exemplos de benefícios da cultura organizacional.

Se você ficou interessado nesses benefícios, não pode deixar de conferir o post de hoje. Temos ótimas dicas para serem aplicadas na sua empresa!

1. Crie um significado

Esse deve ser o primeiro passo. Entender quais são os valores que você deseja passar para os clientes e para os colaboradores serve para direcionar suas ações e estabelecer quais serão as “palavras de ordem” do seu negócio.

Quando se tem uma base sólida para iniciar as ações, as chances de sucesso são maiores. Imagina o trabalho e o impacto negativo que vai causar na equipe caso seja necessário alterar esses pilares no meio do processo?

Uma pesquisa de satisfação com o cliente para descobrir o que ele espera da sua empresa e reuniões com um grupo de funcionários são ideias para levantar essas informações e, depois, partir para ação.

2. Tenha rituais

Não basta apenas dar um treinamento ou deixar uma plaquinha no refeitório com a missão, visão e valores da empresa. É preciso criar rituais cotidianos e estimular comportamentos que reforcem a cultura organizacional.

Sempre que houver uma capacitação programada, reserve um tempo para reforçar os pilares da empresa. Esse é um processo contínuo e que requer dedicação dos líderes para garantir que sua equipe esteja bem direcionada.

Fortalecer a presença da logomarca no ambiente de trabalho, investir em imagens e exemplos que demonstrem comportamentos esperados também são ótimas opções para disseminar a cultura.

3. Contrate de acordo com a cultura

Sabemos que a rotatividade é um dos maiores problemas para as empresas. Entretanto, são poucos os líderes que associam esse turnover com cultura organizacional. Saiba que esse é um fator de sucesso na contratação.

É preciso inserir na sua equipe uma pessoa que esteja de acordo com os valores e as crenças da organização. Quando isso não acontece, o resultado acaba sendo desmotivação do grupo, futuros desligamentos e gastos que poderiam ser evitados.

Por isso, valorize as dinâmicas de grupo dos processos seletivos e não deixe de buscar referências do candidato em empregos anteriores. A entrevista por si só não é suficiente para descobrir se o profissional está ou não alinhado com cultura.

4. Represente os valores

Os líderes de equipe são os principais responsáveis pelo perfil de seus liderados. Por isso, é fundamental que os atos sejam condizentes com os valores pregados. E não adianta somente fazer, tem que mostrar aos colaboradores seu comprometimento.

Com uma simples metáfora, podemos dizer que o líder é o fogo e o grupo é a água. Se o fogo está baixo, a água vai demorar a ferver. O mesmo acontece dentro da empresa. Sendo assim, garanta sempre que os gestores atuem com potência máxima.

Investir em canais de comunicação é uma ótima dica para quem quer fortalecer a cultura. O melhor veículo vai depender do perfil dos seus funcionários. O importante é escolher um que desperte o interesse e consiga passar as informações necessárias.

5. Estabeleça uma política de recompensas

A cultura organizacional é algo que só é adquirido com o tempo, ela não se molda tão rápido assim. À medida que ela se constrói, o engajamento também aumenta e, consequentemente, ela se fortalece. Mas, às vezes, é preciso dar uma forcinha a mais.

Todos nós sabemos que os colaboradores atuam mais motivados quando existe alguma recompensa por trás dos resultados. Lembre-se que os trabalhadores são os principais responsáveis pela manifestação da cultura. Invista neles!

Se você quer construir os pilares da sua empresa voltados para a produtividade, por exemplo, é interessante monitorar os resultados do grupo e recompensar o bom desempenho. Isso vai ajudar a fortalecer a cultura, mesmo que de forma inconsciente.

Entendeu a importância de fortalecer a cultura organizacional? Se você conhece alguma outra ação eficaz, compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *