Você sabe o que é índice de empregabilidade?

No disputado mercado de trabalho atual, as empresas querem contar com os melhores talentos, enquanto os profissionais se esforçam para entrar nas organizações mais estruturadas e com melhor reconhecimento de funcionários. Para ajudar a equalizar essa questão, o índice de empregabilidade pode ser levado em conta.

Mas do que se trata esse índice e como ele pode ajudar a sua empresa a contratar melhor? Para ter as respostas para essas e outras questões, continue lendo esse post.

O que é índice de empregabilidade?

O índice de empregabilidade, como o nome sugere, indica quão empregável um profissional é. Em outras palavras, é o entendimento do quanto uma pessoa é interessante para as empresas de um modo geral e quais são suas possibilidades de contratação.

Esse índice pode ser medido por alguns aspectos do profissional, como:

  • formação acadêmica;
  • área de atuação;
  • networking;
  • conhecimentos e habilidades técnicas;
  • relacionamento interpessoal;
  • inteligência emocional.

Por meio do índice de empregabilidade, um profissional pode ter a noção exata do quanto é valorizado pelo mercado de trabalho, percebendo o perfil procurado pelas empresas e até onde ele corresponde a essas necessidades.

Como o índice de empregabilidade é avaliado?

Esse valor do profissional diante do mercado pode ser percebido em três momentos cruciais:

Acesso ao mercado de trabalho

Quando uma pessoa está procurando emprego, ela consegue ter uma noção mais precisa do tipo de profissional desejado, especialmente quando se trata do primeiro trabalho.

Manutenção no emprego

Quando o profissional consegue exercer bem suas tarefas, entrega bons resultados e consegue manter um bom relacionamento com os colegas, seu índice de empregabilidade provavelmente será alto.

Recolocação profissional

A busca por um novo emprego pode ser um momento difícil, principalmente quando se trata de uma demissão inesperada. É nessa hora que a pessoa percebe se está alinhada às necessidades do seu setor de atuação ou se está desatualizada.

Por que usar o índice de empregabilidade nos processos seletivos?

O uso desses parâmetros não traz vantagens apenas para os trabalhadores; as empresas também podem ser beneficiadas com o uso de métricas que indiquem a capacidade empregatícia de uma pessoa.

O índice de empregabilidade pode ser usado para uma pré-seleção, a fim de se reunir apenas os melhores candidatos durante o recrutamento. Essa ação poupa tempo e ajuda a identificar as pessoas com potencial e que podem melhorar os processos de produção e também ajudar a manter um bom clima organizacional.

Contar com funcionários que tenham um alto índice de empregabilidade é uma importante ferramenta estratégica, atuando no crescimento interno da organização e aumentando o seu valor de mercado ao indicar sua capacidade de atrair e reter profissionais competentes e disputados.

Além disso, esses fatores podem ajudar a selecionar talentos mais alinhados com o perfil comportamental procurado pela empresa, facilitando a identificação de pessoas que tenham a ver com a cultura organizacional e que se adaptarão mais naturalmente às práticas internas.

E você, como acha que a aplicação do índice de empregabilidade pode ajudar a selecionar talentos para a empresa? Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso artigo com 4 dicas para realizar um recrutamento eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *